Pé na cova: veja quais carros vão sair de linha em 2023
Até o presente momento, o ano de 2023 está sendo marcado por grandes lançamentos. Em 2021 e 2022 tivemos muitos modelos saindo de linha, incluindo nomes históricos como o Volkswagen Gol, devido às novas normas de emissões.
Ainda assim, teremos alguns carros deixando de ser vendidos no Brasil agora em 2023. Não existem alterações em legislação ou algo assim, o motivo nesses casos são apenas a idade ou a preparação para uma nova geração. Confira quais deles sairão das concessionárias até o final do ano.
VEJA TAMBÉM:
- O real fim do carburador: motos que devem sair de linha em 2023
- Chevrolet Bolt EUV deve sair de linha nos EUA ainda em 2023
- Camaro vai sair de linha em 2023, afirma site
Chevrolet Cruze
O Chevrolet Cruze já deixou de ser feito em todo o mundo, com exceção da Argentina. Mesmo estando velho, ainda é um carro médio competente, que traz um motor 1.4 turbo eficiente e bom acabamento.
A marca confirmou que o Cruze irá sair de linha em novembro de 2023. O motivo é previsível: o Tracker já é feito na fábrica argentina e irão ampliar a capacidade de produção do SUV compacto. Ele é vendido por preços parecidos com os do Cruze, porém é mais lucrativo de ser feito por estar em um segmento inferior.
Isso deixará o segmento dos sedãs médios apenas com o Toyota Corolla, o Nissan Sentra e o Caoa Chery Arrizo 6. Correndo por fora estão o Volkswagen Jetta GLI e o Honda Civic e:HEV, com preço maior e proposta menos generalista.
O fim do Cruze Sport6 põe fim no segmento dos hatchbacks médios tradicionais. Sobraram apenas os modelos premium, como o BMW Série 1, Mercedes-Benz Classe A e Audi A3.
Renault Captur
O Renault Captur é um carro que sofre com a concorrência, incluindo a interna. Duster está uma geração à frente e custa menos, enquanto os rivais estão mais bem equipados. O SUV francês traz apenas o motor 1.3 turbo como destaque.
Em 2023 ele vendeu tão pouco que nem aparece no ranking dos 40 SUVs mais vendidos do Brasil. Ou seja, emplacou menos que as 322 unidades do Toyota Rav4 até abril.
Segundo o portal Mobiauto, a guerra da Ucrânia afetou a produção do Captur no Brasil. Peças e até mesmo partes de estamparia vinham da Rússia. A fábrica da Renault que existia lá está produzindo modelos chineses hoje.
Como o fabricante francês está focando seus esforços no Brasil para terminar o desenvolvimento do novo SUV compacto, não valeu a pena nacionalizar essas peças. O Captur deverá sair de linha sem alardes no decorrer de 2023. Por enquanto as três versões ainda constam no site da marca.
Chevrolet Camaro
O Camaro chegou ao Brasil com sucesso: era o carro de 400 cv mais barato do país, estava estrelando os filmes dos Transformers e ganhou até uma música sertaneja que assombra os donos do esportivo até hoje. Um face-lift polêmico e a chegada do Mustang jogaram um balde de água fria nas vendas do Chevrolet esportivo por aqui.
Até abril de 2023, apenas 14 unidades do Chevrolet Camaro foram emplacadas no Brasil. Em comparação, o Mustang conseguiu 145 unidades. Até mesmo o Corvette, que só vem através de importação independente, conseguiu vendas melhores com 20 unidades.
Mas não serão as vendas que farão o Camaro deixar de ser vendido no Brasil em 2023, o fim do esportivo está decretado pela matriz nos EUA. Ele sairá de linha sem deixar um sucessor, mas o nome poderá retornar com algum carro elétrico.
Ford Mustang
Assim como ocorre com o Camaro, a geração do Ford Mustang que é vendida por aqui está com o fim decretado pela matriz. A produção inclusive já encerrou, mas a montadora ainda possui um estoque no Brasil e continua oferecendo seu esportivo oficialmente.
Ao contrário do Camaro, o Mustang tem uma nova geração que está com a produção à todo vapor nos EUA. Esse modelo novo não deve chegar ao Brasil em 2023, já que a demanda na terra natal está alta e talvez terá que passar por mudanças para atendar às nossas normas de emissões.
Por isso, o Brasil pode ficar um tempo sem o Mustang.
Chevrolet Bolt EUV
Sim, o recém-lançado Chevrolet Bolt EUV já chega com um pé na cova. A culpa é da CEO da General Motors, que anunciou o fim do modelo semanas antes de ser lançado no Brasil. O grupo quer focar em sua nova plataforma Ultium, que pode abrigar carros elétricos maiores que o Bolt.
Para não perder o lançamento e as unidades já importadas, a Chevrolet alega que o Bolt EUV veio para ser uma primeira experiência com elétricos para os clientes da marca antes da chegada da dupla Equinox EV e Blazer EV. Seu preço de R$ 279.990 é competitivo se levarmos em conta a autonomia do modelo.
A Chevrolet também oferece o Bolt “comum”, do qual o EUV é derivado. Ambos são idênticos em mecânica, mudando apenas o visual. Essa dupla de elétricos irá sair de linha assim que o estoque esgotar, ou seja, até o final de 2023.
O post Pé na cova: veja quais carros vão sair de linha em 2023 apareceu primeiro em AutoPapo.
Comentários
Postar um comentário