Manutenções para não cair de moto

Quem enfrenta o trânsito – principalmente os mais assíduos – sabe como ele pode ser perigoso, principalmente para os motociclistas. Segundo a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), em sua última pesquisa, no primeiro semestre de 2021 o número de internações de motociclistas bateu recorde histórico no Brasil, alcançando 71.344 casos graves e que exigiram a hospitalização do piloto – uma média de quase 400 por dia.

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As causas desses acidentes podem ser inúmeras, mas parte da responsabilidade dos cuidados do trânsito está com o condutor, além dos terceiros e das condições da pista. Entretanto, cair de moto pode ser evitado. E uma medida que pode ser adotada contra esse tipo de acidente é manter as manutenções da moto em dia.

Dentre todas as manutenções, que sempre devem estar dentro dos prazos, listamos aqui as principais que quando negligenciadas que podem fazer o piloto cair de moto.

Troca dos pneus – manutenções que podem te fazer cair de moto

  • Estar com os pneus em bom estado é básico e geralmente de conhecimento de todos. Os pneus são os principais itens responsáveis por manter a aderência da motocicleta com o asfalto.
  • Quando já estão gastos e passam do limite de troca – a marca do TWI – os pneus chegam a uma parte de borracha muito dura e que não se agarra mais tão bem ao solo, além de já terem perdidos os frisos que também ajudam a segurar a motocicleta e a não cair. O ideal é trocar sempre que necessário e usar sempre os indicados para o modelo e tipo de solo.

Ajuste dos Freios e troca das pastilhas e disco

  • Estar com os freios em mau estado é um dos maiores riscos de cair de moto. Muitos podem acreditar que é pelo simples fato do risco de não conseguir parar a motocicleta quando necessário, mas também é porque eles podem levar a uma má entrada em curvas, o que também pode causar a queda do piloto.
  • É importante manter os discos, pastilhas e manetes bem regulados e dentro das especificações.

Amortecedores e suspensão dentro das especificações – manutenções que podem te fazer cair de moto

  • A suspensão é responsável por manter o contato do pneu com o solo, garantindo o desempenho da motocicleta em termos de estabilidade, frenagem e segurança.
  • Principalmente no momento da frenagem, onde a suspensão dianteira é muito exigida, o equipamento deve estar em bom estado, pois é ele que vai ser sobrecarregado e amortecer o peso da parada. Se os garfos não estiverem bons, a chance de perder o controle e ir ao chão ficam maiores.
  • Em algumas situações, quando a suspensão está muito macia, pode provocar o fim de curso do amortecedor, que são as batidas secas em buracos “normais”, e podem ser indicativas de que algo vai mal na suspensão. Os motivos podem ser o desgaste por uso da peça ou o sobrepeso carregado na motocicleta, os quais podem levar a moto a desestabilizar.
  • E, caso a suspensão esteja muito dura ou rígida, poderá provocar impactos e trepidações em excesso, ocasionando desconforto ao motociclista, o que geralmente significa que a carga da mola está acima do necessário.
  • O ajuste na suspensão da moto deve ser um dos principais pontos considerados durante a manutenção preventiva, pois há um desgaste natural do amortecedor e das molas por conta do uso e pelo peso do motociclista e da carga.

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