Mudar para que? Velha Saveiro vende só 259 unidades a menos do que a Nova Montana

É fato que a Volkswagen está defasada no segmento de picapes monobloco. Parada no tempo com a Velha Saveiro, que teve sua última grande reformulação em 2010, a picapinha da Volks perdeu o brilho perante as midiáticas renovações da Fiat com a Nova Strada e da Chevrolet com a Nova Montana.

Mas, por outro lado, alguém da parte de finanças da Volkswagen pode esfregar os números da Velha Saveiro na cara de muita gente – nós, jornalistas, inclusive. Afinal, com todo o estardalhaço feito no BBB 23 e um milhão de notícias fabricadas ao soltar informações a conta-gotas, a Nova Montana chega à última semana de abril com apenas 259 vendas a mais do que a Velha Saveiro.

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Sem investir quase nada, a Velha Saveiro (projeto de 2010 que recebeu cabine dupla de duas portas em 2014) tem uma projeção de vendas de 2.568 unidades para abril. Isso dá 10.000 unidades este ano, média de 2.500/mês.

Com superinvestimentos e toda a mídia a favor, a Nova Montana tem 2.228 vendas em abril e projeção de 2.906 unidades para o fim do mês. Passada a empolgação inicial, que a levou para 3.988 emplacamentos em março, é um número modesto para o tamanho do barulho. Serão apenas 400 unidades a mais do que a Velha Saveiro.

Chevrolet Montana foi prêmio do vencedor do BBB 23
Modelo emplacou mais de 3 mil unidades em março

Mas, calma lá, a picape Montana foi reposicionada para cima e, por isso, seu alvo é a Toro, melhor ideia da Fiat nos últimos 20 anos. Nesse caso, justiça seja feita, a Nova Montana, mesmo com 1.000 unidades a menos do que em seu mês de estreia, está bem próxima da Toro (no momento, apenas 300 unidades).

Voltemos à Velha Saveiro. A Volkswagen sabe que a Fiat tem um produto imbatível, a Nova Strada. Portanto, assim como a Chevrolet, não tem aspirações de tirá-la do topo. A Saveiro já foi líder no segmento de picapinhas, mas há duas décadas apanha da Strada em todas as ações industriais e midiáticas. Porém, como negócio, não vai tão mal.

Mesmo com um produto que vive à custa de retoques visuais e alguns ajustes de motor, a Velha Saveiro tem preços entre R$ 93,4 mil e R$ 123,1 mil. A Nova Strada vai de R$ 98 mil a R$ 126 mil. Não é muita diferença, considerando tantas vezes que a Saveiro foi criticada perante a premiadíssima Strada.

O portfólio da Volkswagen traz quatro versões para a picape Saveiro: duas Cabine Simples e duas Cabine Dupla. A versão Robust CS custa R$ 93.390 e a Trendline CS sai por R$ 98.380. Já a Robust CD custa R$ 108.780 e a Cross CD, topo de linha, sai por R$ 123.080.

Volkswagen Saveiro | Divulgação
Picape da Volkswagen também está disponível em cabine simples

Parece óbvio que a Volkswagen perde espaço no altar das renovações e na mídia especializada ao insistir na Saveiro atual, deixando de lado o projeto da picape Tarok, uma espécie de mini-Toro que já foi arquivado e ressuscitado umas três vezes. Agora, espera-se um facelift da Saveiro para a linha 2024. Mas a nova geração, que deve vir da plataforma do Polo Track, ainda é uma incógnita.

Por enquanto, assim como já aconteceu com o Fusca, com a Kombi, com o Gol G4 e até com o Gol G5, a Velha (e confiável) Saveiro segue dando lucros para a Volkswagen do Brasil. Alguém na Volks deve sempre perguntar: “Mudar para que?”. Os números da Nova Strada trazem essa resposta, mas os da Nova Montana ainda não.

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