Guiamos a Ford F-150 no campo de provas
A Ford F-150 foi apresentada oficialmente em fevereiro. Na ocasião a picape foi revelada de forma estática e pudemos conferir todos equipamentos que justificam o preço de meio milhão de reais.
Agora chegou a vez de conferir se a F-150 é tudo aquilo que fez a cabeça do consumidor norte-americano e se tornou a picape mais vendida do planeta. Em linha há 75 anos, a F-Series vendeu, só nos últimos 25 anos, mais de 20 milhões de unidades nos Estados Unidos e Canadá.
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Então vamos conferir na prática como é o motor, transmissão, suspensão, caçamba, equipamentos e capacidades F-150. Afinal, se lá fora ela é a dona do pedaço, aqui no Brasil, que ainda manda no reino das picapes gigantes são os bodes velhos da Ram.
Versões e preços da Ford F-150
- F-150 Lariat 5.0 4WD – R$ 479.990
- F-150 Platinun 5.0 4WD – R$ 509.990
Coração de Mustang
Um dos pontos destacados pela Ford para anunciar a F-150 é seu motor. A picape utiliza o mesmo bloco que equipa o Mustang. Trata-se do V8 Coyote 5.0, que para a picape foi regulado para entregar 405 cv e 56,7 kgfm de torque.
Diferentemente do esportivo, o Coyote não fica “bufando” o tempo todo. O perfeito isolamento acústico da cabine praticamente impede o motorista de ouvir o ronco do V8. Ele só invade o habitáculo quando se pisa com força.
O pico de torque surge a 4.250 rpm e o máximo de potência a 6.000 rpm. Afinal, é motor da velha guarda, sem turbo ou módulos elétricos. Mesmo assim, a Ford afirma que ela não é um pudim de cachaça e o Inmetro atesta isso. Segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), seu consumo (apenas com gasolina) é de:
Urbano | 6,3 km/l |
---|---|
Rodoviário | 8,6 km/l |
Uma das razões para que seu consumo seja moderado (estamos falando de uma picape de 2,5 toneladas) é porque desde os 1.500 rpm, o V8 já entrega 40 kgfm de torque. Ou seja, mais de 70% da força está disponível quase que em marcha lenta.
Assim, é possível rodar em velocidades medianas com baixa rotação e de forma eficiente. Afinal, com até mesmo o corpanzil dessa picape ajuda na hora da inércia. Além disso, ela conta com uma transmissão de 10 velocidades que oferece uma fartura de relações que ajudam a mantê-la sempre em baixo giro quando não há demanda.
As trocas desta caixa (que tem uma alavanca que se recolhe eletricamente) são muito rápidas. Assim, quando pisa com força no acelerador, a picape dá um coice. Na pista de alta velocidade do campo de testes saímos da imobilidade a até 140 km/h de forma muito rápida. Ela não foi além porque a curva estava próxima.
Na reta seguinte, a picape acelerou rapidamente a até 180 km/h. Fui orientado a reduzir para 100 km/h para entrar na curva. Os freios a disco nas quatro rodas cumpriram a função com rapidez. Ela fez a curva como se fosse um carro de passeio, a carroceria não espalhou. Impressionante como esse monstro tem “chão”.
Suspensão e eletrônica da Ford F-150
Fomos para pista off-road, com buracos, lama e cascalho. A F-150 simplesmente ignora o tipo de piso. Isso porque ela conta com suspensão de braços triangulares sobrepostos no eixo dianteiro e feixe de molas para apoiar as rodas traseiras. No entanto, trata-se de um conjunto com apenas um feixe em arco e uma barra mais espessa em posição horizontal.
Segundo o engenheiro da Ford que acompanhou no trajeto, o feixe semielíptico (por ter apenas uma lâmina) não deixa a picape tão dura quando está com a caçamba vazia. Ela não pula e não transmite tanto as irregularidades para a cabine. Quando se coloca peso na caçamba (ela suporta até 730 kg, na versão Lariat, e 680 kg, na Platinum), o feixe horizontal passa a atuar.
Já a eletrônica oferece oito modos de condução à F-150. São eles:
- Normal
- Eco
- Esportivo
- Escorregadio
- Areia e Neve Intensa
- Lama e Terra
- Rocha e Avanço Lento (reduzida)
- Reboque
Cada modo faz com que controle de tração transmissão, diferenciais e sistema de tração se ajustem para a melhor entrega de torque. Numa pista molhada e com cascalho, utilizamos o modo Escorregadio. Entramos em curvas com velocidade acima de 60 km e a carroceria se manteve estável, nada de perder a traseira. No modo areia, é possível arrancar com rapidez sem que as rodas cavem o piso fofo.
Pro Trailer
Um dos baratos dessa picape é o sistema Pro Trailer. É um assistente para manobras implementos rebocados. Quem já manobrou um carro com uma carretinha ou um trailer, em marcha a ré, sabe muito bem que quando se vira para a esquerda o implemento se direciona para a direita e vice versa.
Manter a composição alinhada demanda perícia e sutileza ao volante e com os pedais. O Pro Trailer transforma tudo isso num videogame. Na imensa tela do multimídia é possível ter uma visão 360º da picape e há gráficos que indicam o ângulo do trailer.
Com um joystick ao lado da tela, o motorista apenas direciona para o lado que ele quer manobrar o trailer. Basta pisar suavemente no pedal que o sistema se encarrega de esterçar a direção. Coisa de filme.
Medidas e capacidades da caminhonete
- Comprimento: 5,84 m
- Distância entre-eixos: 3,69 m
- Largura: 2,08 mAltura: 1,96 m
- Tanque de combustível: 136 litros
- Caçamba: 1.370 litros
- Carga útil: 728 kg (Lariat) e 681 kg (Platinum)
- Capacidade de reboque: 3.515 kg
- Peso: 2.470 kg (Lariat) e 2.517 (Platinum)
- Ângulo de entrada: 25,3º
- Ângulo de saída: 24,3º
- Ângulo central: 20º
- Altura livre: 23 cm
Assim, a Ford espera que a F-150 expanda seus domínios em terras tupiniquins. A picape chega com o lastro de ser a caminhonete mais vendida de todos os tempos e com uma história de 75 anos e 14 gerações.
E num mercado em que ela irá se posicionar num nicho de luxo e com rivais como as Ram Classic, 1500 Rebel e 3500, assim como a futura Chevrolet Silverado, é preciso ser grande, recheada, inteligente e claro, com um V8 sob capô.
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