Cinco tendências que odiamos nos carros modernos

Os carros modernos evoluem em vários sentidos, mas em meio a isso vêm novas tendências que acabam atrapalhando. Muitas vezes isso ocorre na tentativa de emplacar alguma novidade e acaba sumindo se o público não curtir.

Hoje vivemos em uma época onde os fabricantes tentam se superar nas ideias inovadoras, principalmente quando o assunto é carro elétrico. Por isso, resolvemos listar aqui as cinco tendências automotivas que mais nos irrita.

VEJA TAMBÉM:

1. Eliminar botões

citroen c4 cactus rip curl detalhe central multimidia com os controles do ar condicionado
A Peugeot e a Citroën imitaram marcas premium ao colocar o ar-condicionado na central multimídia; poderiam ter imitado outros aspectos… (Foto: Citroën | Divulgação)

Nos últimos anos a central multimídia veio ganhando importância para os consumidores. No lugar de ter um rádio com alguma mídia externa, agora podem simplesmente parear a conta do Spotify na tela e espelhar o seu navegador de preferência.

Para aproveitar que praticamente todos os carros já vêm com uma tela, muitos fabricantes estão colocando funções importantes nela. Com isso o painel fica mais simples de fazer, já que não têm mais uma série de botões. Além de poder usar uma tela gigante, tendência criada pela Tesla com o Model S.

Não pense que isso acontece apenas em carros mais caros, o compacto Peugeot 208, por exemplo, traz os comandos do ar-condicionado apenas na central multimídia. Isso é um grande inconveniente para o motorista, já que precisa tirar os olhos da via para fazer uma regulagem que deveria ser simples.

2. Espelho retrovisor por câmera

audi e tron 55 quattro s line azul claro detalhe camera retrovisor
Cheio de promessas, as câmeras fazem o mesmo que os espelhos e não trazem uma vantagem significativa (Foto: Audi | Divulgação)

Carros conceitos costumavam eliminar os espelhos retrovisores em nome do estilo, colocando as câmeras como tecnologia futurista. Esse futuro chegou, carros elétricos como o Audi e-tron e o Honda e usam essa tecnologia.

A maior vantagem disso é reduzir o arrasto aerodinâmico, que reduz o consumo e ajuda na autonomia. Para quem está dirigindo não há tantas vantagens, pois a câmera fica posicionada exatamente onde ficaria o espelho. Ainda tem o inconveniente do brilho da tela enquanto dirige a noite.

O uso bom de câmera como retrovisor é quando substitui o central. Hoje muitos carros possui área envidraçada pequena e isso gera grandes pontos-cegos, nesses casos a câmera ajuda.

3. Volante do tipo manche

tesla model s plaid interior painel volante manche
A Tesla não admitiu o erro, mas já voltou a oferecer um volante tradicional (Foto: Tesla | Divulgação)

O volante é redondo por um motivo óbvio: o movimento feito para esterçar é circular. A Tesla decidiu reinventar a roda fazendo uma espécie manche para seus carros, mas ela não mudou a caixa de direção.

O resultado foi desastroso: a direção dá 3 volta entre os batentes e ficou inconveniente para manobrar. A situação só não foi pior pois os fãs da marca defendem até as piores burradas de Elon Musk.

Alguns argumentaram que carros de corrida usam volantes similares, porém eles não dão tantas voltas nem precisam ficar realizando manobras para estacionar. A Lexus agora oferece um volante similar no SUV RZ, mas ele traz uma relação direta.

4. Tiktok e outros aplicativos na central multimídia

mercedes benz e klasse interior painel detalhe telas
Câmera de selfie, redes sociais e jogos não combinam muito com o painel de um carro (Foto: Mercedes-Benz | Divulgação)

O público chinês ainda é novo quando o assunto é carro. Por isso, suas preferências são voltadas à tecnologia e interatividade. Hoje eles exigem que os carros venham com aplicativos como TikTok e karaokê na central.

Por isso, fabricantes de outras partes do mundo estão aderindo a isso para não perder em vendas. Junto está vindo as câmeras de selfie no carro. Aqui podemos ver isso nos carros da BYD, tudo regido pela grande tela giratória que traz vários aplicativos mas não tem Apple Carplay ou Android Auto.

5. Assinatura de opcionais

bmw ix sport interior acabamento vermelho
A BMW cobra assinatura para o motorista poder usar o aquecimento dos bancos em alguns países (Foto: BMW | Divulgação)

Pagar a mais no ato da compra para ter um equipamento opcional está demodê, hoje a tendência é pagar assinatura por isso. A BMW começou com isso no exterior, cobrando mensalidade para quem quiser usar o aquecimento dos bancos e outros recursos.

Felizmente a marca alemã não adota essa prática no Brasil. Mas no exterior os clientes que não pagarem a assinatura serão privados de usar algo que já está presente no carro. Ou seja, o sistema de aquecimento está lá, mas só pode ser ativado por quem pagar.

O post Cinco tendências que odiamos nos carros modernos apareceu primeiro em AutoPapo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entregador que mostrava bunda para radar teve moto aprendida

Voltz Motors confirma 5 novos modelos de motos elétricas para o Brasil

BYD Tan: SUV elétrico de luxo com origem chinesa chega ao Brasil