Revuelto: o novo touro da Lamborghini estreia com 4 motores

Touro morto, touro posto! A Lamborghini acaba de revelar o Revuelto, sucessor do Aventador, que dá início á eletrificação da marca italiana. Com arquitetura que respeita a linguagem cinquentenária do Countach. Trata-se de um supercarro com frente curta, portas do tipo tesoura, motor V12 longitudinal posterior (como a marca gosta de frisar) e traseira empinada.

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Como em seus antecessores, o bólido conta com grandes tomadas de ar nos para-lamas e imensas ponteiras de escapamento. Mas o que chama atenção são os faróis e lanternas em Y. Trata-se de uma nova orientação de estilo da marca.

Lamborghini Híbrido

Se as formas do Revuelto mais parecem uma evolução gradual dos herdeiros do Countach, é sob o capô translúcido que está a grande revolução do novo touro de Sant’Agata Bolognese. O modelo é o primeiro híbrido da marca.

Ele combina o V12 6.5 (de aspiração natural) a três unidades elétricas. Uma delas atua diretamente com a transmissão de dupla embreagem e oito marchas.

Apenas o V12 entrega 825 cv a elevados 9.250 rpm, além de 74 kgfm. Junto com os elétricos, a potência salta para 1.015 cv. Tudo isso garante ao Lambo aceleração de 0 a 100 km/h em 2,5 segundos.

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O V12 6.5 do Revuelto é uma evolução do motor do Aventador, mas conta com suporte de três unidades elétricas

Já a velocidade máxima declarada é de 350 km/h. Pode parecer “pouco”, já que é o Lamborghini mais potente já construído e tem máxima inferior ao do Aventador, que em sua edição de estreia acelera a até 354 km/h.

Mas a razão dos motores elétricos não é fazer esse Lambo andar mais rápido, mas emitir menos poluentes. Os motores entregam torque para exigir menos do V12. A Lamborghini afirma que reduziu as emissões em 30%, em relação ao Aventador.

O Revuelto também é mais leve. Seu monocoque foi feito com polímero de fibra de carbono reforçado (CFRP), 20% mais leve e 25% mais rígido. A estrutura traseira utiliza ligas de alumínio de alta resistência. O peso total fica em 1.772 kg.

Interior do Revuelto

Por dentro o Revuelto esbanja sofisticação com couro e camurça em todo interior. O quadro de instrumentos se limita a uma tela flutuante, enquanto o multimídia vertical é posicionado sobre uma estrutura suspensa. Sobre um porta-luvas, uma tela indica posição de marcha, velocidade e informações do carro, com pressão dos pneus.

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Interior do Revuelto é sofisticado e projetado para que motorista tenha perfeita posição de condução

O volante por sua vez agrega funções triviais como limpadores de para-brisas, assistentes de condução, mas também há comutadores para modo elétrico, seletor de comportamento dinâmico e até mesmo ajuste do aerofólio traseiro retrátil. Tudo na ponta dos dedos para que o “piloto” não tire as mãos do volante.

V12 híbrido entrega 1.015 cv
Lanternas também repetem a assinatura em Y
Silhueta segue conceito inaugurado pelo Countach em 1970
Portas tesoura são uma tradição nos modelos V12 de Sant'Agata Bolognese
Volante conta com vários comandos, inclusive altura do aerofólio
Quadro de instrumentos é flutuante

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