The Last Of Us: 5 motivos para Joel não viajar de carro com Ellie
A série The Last Of Us está sendo tão aclamada quanto o jogo no qual é baseado foi. A cada semana os episódios novos conseguem picos maiores de audiência. Mas em futuros distópicos, como o apresentado nessa obra, os carros não funcionariam conforme aparece nas telas de televisão e cinema.
Carros que ficam parados há muito tempo se deterioram, necessitando de peças novas novas e alguns cuidados. The Last Of Us se passa 20 anos após uma epidemia de uma variação do fungo cordyceps, que toma o controle das pessoas. Com isso, carros e cidades foram abandonados.
VEJA TAMBÉM:
- Bullitt voltará ao cinema, em remake estrelado por Bradley Cooper
- Conheça 5 carros do futuro feitos por fabricantes para o cinema
- Do Herbie ao Bumblebee: 5 filmes com ‘atuações’ do Fusca
Vamos evitar dar spoilers grandes da trama aqui e focar nos carros. Os únicos veículos em funcionamento e componentes produzidos são dos militares. Ou seja, tem como um Humvee ser mantido, mas uma caminhonete comum não. Listamos a seguir o que pegaria na hora de tentar usar um carro no universo de The Last Of Us.
1. Combustível
Em um episódio vemos o protagonista Joel puxando gasolina do tanque de carros abandonados para abastecer sua caminhonete. Ele diz que o combustível se degrada com o tempo e vira basicamente água, por isso consegue roda pouco.
De certo modo, ele não está errado. A gasolina se degrada e com o tempo deixa de ser inflamável. Uma gasolina de 20 anos é inútil, então pegar de carros parados serviria para nada. Com 6 meses parada, a gasolina já se torna inútil.
Como The Last Of Us se passa nos EUA e lá, assim como no Brasil, a gasolina possui uma porcentagem de etanol, essa durabilidade é ainda menor. Esse combustível vegetal se degrada ainda mais rápido e pode reduzir a durabilidade para 3 meses.
O diesel pode ser a salvação
O combustível líquido que poderia ser a salvação em The Last Of Us é o diesel. Não pela durabilidade, mas por ser possível produzir biodiesel com óleo reciclado ou outras fontes. Os veículos militares que aparecem na tela são movidos a óleo diesel, sinal de que a Fedra produz esse combustível para uso próprio.
Como a Chevrolet S10 só teve motor à diesel no Brasil, a picape azul dirigida por Joel em alguns episódios nem deveria estar rodando. E mesmo se fosse o modelo brasileiro com motor Maxion ou MWM, ainda teria que lidar com os problemas que vamos apontar a seguir.
2. Bateria
Os carros de passeio usam baterias de chumbo-ácido. Com no máximo 5 anos ela perde a capacidade de segurar carga, mas isso é quando está em uso e tem o alternador para dar carga. Com o carro parado ela já perde a carga em um mês.
Com muito tempo sem uso, a bateria começa a vazar o ácido. Isso pode até corroer a carroceria. Em The Last Of Us Joel fica atrás de uma bateria na zona de quarentena para colocar em um veículo, provavelmente a de um veículo militar.
3. Borrachas
Já falamos diversas vezes sobre a validade dos pneus. A borracha degrada com o tempo e perde suas propriedades de aderência. Mas em um cenário desolado é possível dirigir um carro com pneus ruins de aderência, o problema em The Last Of Us é a evolução da deterioração do pneu.
Um pneu com 20 anos já está murcho. Se você conseguir uma bomba de ar, talvez não consiga enchê-lo por ter se soltado do aro. Mesmo se conseguir deixar o pneu montado, a vedação será deficiente.
Esse não é o único componente de borracha de um carro, existem mangueiras e peças de suspensão feitas com esse material que já teria virado lixo em 20 anos. Sem contar vedações de componentes do motor.
4. Peças de reposição
Tá, você conseguiu produzir biodiesel, roubou uma bateria de Humvee militar e, por um milagre conseguiu um jogo de pneus, tem tudo para cruzar o país com uma criança que poder salvar a humanidade. E aquelas peças que já quebram agora, antes do apocalipse?
Bieletas, buchas, rolamentos, lâmpadas e coisas assim. Um carro pode rodar faltando muita coisa, mas tem itens menores que poderão quebrar e te deixar sem veículo. É importante lembrar que os carros em The Last Of Us estão abandonados ao ar livre, sofrendo ações do tempo e tendo sua durabilidade reduzida.
5. Oxidação
A ferrugem é inimiga mortal dos carros nos EUA, em regiões onde neva o hábito é de jogar sal na pista para dissolvê-lo. O acúmulo desse sal causa oxidação. É similar ao problema com a maresia e carros de litoral.
No universo de The Last Of Us, onde os carros estão abandonados no tempo, não há mais esse sal. Mas a própria umidade das chuvas, exposição ao sol, lodo tomando conta dos veículos e ações da natureza vão oxidar as partes metálicas.
Fotos: HBO | Reprodução
O post The Last Of Us: 5 motivos para Joel não viajar de carro com Ellie apareceu primeiro em AutoPapo.
Comentários
Postar um comentário