O real fim do carburador: motos que devem sair de linha em 2023

Uma das medidas legais que passaram a valer este ano, é a Fase M5 de exigências do Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos similares (Promot), preestabelecida em 2019. Nela, as regras de emissões de poluentes ficam menos flexíveis, o que provavelmente irá causar o real fim do carburador e, por consequência, algumas motos também deverão sair de linha em 2023.

Embora grande parte das montadoras já tenha deixado de produzir modelos com carburador há alguns anos, ainda existem marcas que fabricam modelos com este sistema de alimentação.

VEJA TAMBÉM:

Antes de falar das motos que devem sair de linha em 2023, é importante saber por que o carburador deve deixar pra sempre o mercado.

Por que o carburador vai sair de fabricação?

E a resposta é simples. O carburador é um mecanismo que fornece o combustível misturado com ar para as câmaras de combustão. É dentro dele que os componentes se misturam na proporção correta para que sejam queimados de forma a fazer o motor funcionar.

Porém, o carburador não é tão preciso quanto o seu substituto, o sistema de injeção eletrônica. A regulagem dele pode até ser realizada para que passe a quantidade correta de combustível e de ar para as câmaras, mas também é fácil que ele saia dos conformes.

Se mal ajustado, o carburador pode deixar com que passe mais combustível do que deveria, aumentando assim o consumo e as emissões.

O que substitui o carburador é a injeção eletrônica. Esse conjunto é capaz de ler com precisão quanto de combustível irá para as câmaras de combustão. Dessa forma as emissões podem ser controladas com mais eficácia.

shineray worker 125
Shineray Worker 125. Um dos modelos que sairá de linha (Foto: Shineray | Divulgação)

Motos que devem sair de linha em 2023

Montadoras como a Honda e Yamaha já não produzem modelos carburados há um bom tempo, mas algumas montadoras, principalmente as que trabalham com modelos pequenos, vão ter que tirar alguns modelos de linha. Dentre elas, o AutoPapo listou os principais modelos:

  • Shineray Jet 50
  • Shineray Jet 125
  • Shineray Phoenix 50
  • Shineray Worker 125
  • Shineray JEF 150S
  • Shineray SHI 175
  • Haojue Lindy 125
  • Haojue DK 150
  • Haojue Chopper Road 150
  • Avelloz AZ1

A Shineray foi a marca que mais perdeu modelos. Em pronunciamento, a marca disse que irá cumprir com a legislação e se adequar ao mercado. Vale ressaltar que os modelos já fabricados e em comercialização seguem normalmente no mercado. A medida é para a produção de novas motos.

O post O real fim do carburador: motos que devem sair de linha em 2023 apareceu primeiro em AutoPapo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entregador que mostrava bunda para radar teve moto aprendida

Voltz Motors confirma 5 novos modelos de motos elétricas para o Brasil

BYD Tan: SUV elétrico de luxo com origem chinesa chega ao Brasil