Ken Block a Ayrton Senna: os pilotos eternizados nos games
O anúncio da Playground Games, produtora de “Forza Horizon 5” em adicionar um conteúdo especial, em homenagem ao piloto Ken Block, morto em 2 de janeiro, é uma daquelas ações bacanas que acalentam os fãs. O conteúdo deverá estar disponível em março, na Série 18 do jogo, e incluirá carros e desafios com base nas provas do Gymkhana. Mas o tributo a Block não é uma primazia nos jogos de corrida e outros pilotos que tiveram suas carreiras interrompidas também foram eternizados nos games.
VEJA TAMBÉM:
- Enduro: mais tempo no joystick do que diante do volante
- No mundo dos jogos de corrida, 2022 foi quase trágico
- Gran Turismo: 25 anos da melhor franquia de corridas
Em setembro de 2009, a Codemasters publicou “Colin McRae Dirt 2”. O campeão do WRC morreu em 15 de setembro de 2007, num acidente de helicóptero, na Escócia. O game foi o último da franquia que trazia a assinatura do piloto. Para marcar a despedida, a Codemasters incluiu um vídeo que narra rapidamente a trajetória de McRae no WRC.
Atualmente a série se ramificou nas versões “Dirt” e “Dirt Rally”, sendo que a primeira tem apelo arcade e a segunda com foco na simulação. Mas sob o comando da Electronic Arts, não se sabe se a franquia terá continuidade.
Em “Dirt Rally 2.0” é possível correr em carros como o Subaru Impreza, que deu ao escocês o título do WRC de 1995. Já em “Dirt 3”, é possível pilotar o Fiesta de Ken Block e participar de provas do Gymkhana.
Ayrton Senna
O tricampeão mundial de Fórmula 1, também foi homenageado nos games. “Gran Turismo 6” (PS3) dedicou um vasto conteúdo à memória de Ayrton Senna. Morto em primeiro de maio de 1994, durante o Grande Prêmio de Ímola, na Itália, a morte de Senna gerou uma comoção gigantesca em todo mundo. A fatalidade gerou incontáveis homenagens, documentários, artigos e obras sobre a trajetória do piloto que é considerado o melhor de todos os tempos por muitos de seus colegas.
Mas nos games, a justa homenagem só veio em 2013, com o lançamento de “GT6”. Além de um vídeo que mostra o legado de Senna e o instituto que leva seu nome, o game também traz três carros pilotados por Beco.
São eles: um kart, um Fórmula 3, de quando Senna correu na Inglaterra e o lendário Lotus 97T, preto e dourado. Para conquistar os carros, o jogador precisa superar desafios exclusivos. Além dos bólidos também é possível desbloquear capacetes e macacões.
Horizon Chase
Senna também foi homenageado no game brasileiro “Horizon Chase Turbo”, no DLC “Senna Forever”, publicado em 2021. Trata-se de um pacote de expansão que coloca o jogador em provas e carros inspirados nos monopostos pilotados por Ayrton.
Um lance legal é que “Horizon Chase” foi desenhado originalmente para ser um jogo de celular com visão externa do carro. Em “Senna Forever” é possível guiar de dentro do cockpit. Foi uma sacada legal, que remete ao game “Ayrton Senna’s Super Monaco GP II”, publicado em 1992 para Mega Drive.
F1
Em 2019, a Codemasters lançou a edição “Senna Vs Prost” para “F1 2019”. Esse conteúdo colocava novamente os dois rivais em duelos nas pistas, com monopostos da época. O piloto também é lembrado em “Gran Turismo 7”, em que está disponível o mitológico McLaren MP4/4.
Schumacher
Michael Schumacher também recebeu homenagem nos games. O piloto que desde 2013 está acamado devido a um gravíssimo trauma na cabeça, após um acidente de esqui, na França, recebeu um conteúdo exclusivo para o game “F1 2020”.
A edição “Schumacher Deluxe” traz carros como a Jordan 191 (em que ele estreou na categoria), assim como as Benetton B194 e B195, além da Ferrari F1 2000. O grande barato desse game é poder comparar o comportamento dinâmico de cada um dos carros e como os monopostos evoluíram durante os anos 1990.
Eles merecem!
O post Ken Block a Ayrton Senna: os pilotos eternizados nos games apareceu primeiro em AutoPapo.
Comentários
Postar um comentário