Teste: Caoa Chery Tiggo 8 híbrido é mais potente e R$ 70 mil mais barato que o Jeep Compass 4xe
Com a soma do conjunto de motores, o Tiggo 8 Pro tem uma potência de 317 cv; seu valor parte de R$ 279.990 A Caoa Chery volta a apostar nos carros híbridos com o lançamento do novo Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid. O SUV médio chega às lojas por R$ 279.990 sem um concorrente direto — o Jeep Compass 4xe (R$ 349.990) é o mais próximo. Eis que sua principal característica é escancarada: preço competitivo. Veja também Essa dupla tem uma característica em comum. Enquanto os carros híbridos “puros” usam a energia cinética e o motor a combustão para recarregar um pequeno pacote de baterias, os plug-in podem ser carregados nas mesmas estações que os elétricos. O incremento na autonomia é brutal. Falaremos disso mais adiante. No caso do Tiggo 8 Pro Hybrid, a bateria de 19 kWh abastece dois motores elétricos posicionados nas rodas dianteiras, capazes de desenvolver 170 cv combinados. Somando ao conjunto o motor 1.5 turbo a combustão, o Caoa Chery entrega 317 cv e 56,6 kgfm de torque. Para um SUV urbano de sete lugares com um corpanzil de 1.829 kg (230 kg a mais que o Tiggo normal), o Caoa Chery é bem ágil. O câmbio do Tiggo 8 é CVT de 11 marchas (DHT) Divulgação Sinto, no entanto, que ele poderia extrair mais de seus números superlativos se os motores elétricos fossem posicionados nas rodas traseiras. Assim, a tração seria integral, como no Compass 4xe. Segundo a fabricante, o Tiggo 8 Plug-in acelera de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos (3 s a menos do que a versão a combustão 1.6 turbo com 187 cv). O câmbio automático DHT (Dedicated Hybrid Transmission) de 11 marchas tem atuação discreta e faz intervenções inteligentes, principalmente na hora de mudar do modo elétrico para combustão. Essa tecnologia mescla um câmbio CVT com um sistema eletrônico que funciona em conjunto com os motores elétricos, alternando entre os modos a combustão, híbrido e elétrico. Todo o processo de gerenciamento do câmbio DHT é comandado por uma inteligência artificial. A supertela que compõe o painel de instrumentos e a central multimídia tem 24,6 polegadas Divulgação A Chery diz que o Tiggo 8 tem autonomia para rodar cerca de 77 km apenas com eletricidade. Se o motorista ligar o ar-condicionado, esse número sofre um decréscimo. A grande vantagem dos carros híbridos é que eles usam o modo elétrico nos momentos em que um veículo a combustão mais gasta, como saídas de semáforo e trânsito intenso. Quando o Tiggo 8 chega aos 40 km/h, o motor elétrico entrega a responsabilidade para a unidade a combustão, em uma rotação bem mais confortável. A marca divulga que a autonomia urbana alcança 1.300 km nos melhores cenários. O Tiggo 8 Pro tem mais cara de “carrão” do que o Compass 4xe. Isso fica claro pelo interior moderno, com três telas para painel de instrumentos, central multimídia e controles do ar-condicionado. Além da câmera 360 graus, que ajuda bastante na hora de estacionar o SUV de 4,72 metros, a tela mostra um diagrama com o layout do carro em 3D, como se alguém estivesse filmando por fora. Tanto na resolução quanto na usabilidade, as telas do novo SUV da Chery representa um salto para as marcas chinesas. O ar-condicionado do Tiggo 8 Pro Hybrid é todo digital e mostra a temperatura exata Divulgação O Tiggo 8 Pro ainda oferece conexões com Apple CarPlay e Android Auto e um carregador de celular por indução, localizado abaixo do console central. Vale destacar também o bom sistema de som premium da Sony, com oito alto falantes. No acabamento, a boa variedade de materiais deixa o interior mais refinado, tanto no painel como nas portas. Há várias áreas emborrachadas e até algumas inserções que lembram madeira na cor prateada. Pluga na tomada! Tiggo 8 Pro Hybrid pode rodar até 77 km sem gastar uma gota de gasolina Divulgação O espaço interno é excelente. A segunda fileira de bancos é corrediça e pode liberar mais espaço para os joelhos. O túnel central é quase plano (mérito da tração dianteira) e ajuda a acomodar o passageiro que vai no meio do banco traseiro com mais conforto. Na última fileira, apenas crianças ficam confortáveis, mas a Chery ficou devendo uma saída extra do ar-condicionado para quem vai ali. Com sete lugares em uso, o porta-malas tem 150 litros. Com cinco pessoas e a última fileira rebatida, a capacidade sobe para 650 litros. O Tiggo 8 Pro é mais barato, mais espaçoso e mais potente que o Compass 4xe. Não é exagero dizer que se trata do melhor carro chinês à venda no Brasil. Creio que o SUV oriental com sotaque de Goiás será mais frequente em nossas ruas do que o Jeep importado da Itália, mas isso dependerá do ritmo de elevação dos preços... O Tiggo 8 Pro tem 4,72 m de comprimento e 1,74 m de altura Divulgação Caoa Chery Tiggo 8 Pro Hybrid Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital. Mais Lidas
source https://autoesporte.globo.com/testes/review/2022/11/teste-caoa-chery-tiggo-8-hibrido-e-mais-potente-e-r-80-mil-mais-barato-que-o-jeep-compass-4xe.ghtml
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