Aquaplanagem: saiba o que fazer para não ter que rezar
Você já passou pela desagradável surpresa de ver seu carro esquiando em cima do trecho alagado, sem obedecer a nenhum controle? Não adianta acelerar, nem frear, nem virar o volante.
Por quê? Porque o carro está deslizando em cima da água e não está em contato com o chão, os pneus não estão encontrando o asfalto, então é igualzinho um ski.
VEJA TAMBÉM:
- Boris Feldman esclarece: ‘Não gosto de SUVs, mas sou profissional’
- Boris Responde #96 | Qual foi o primeiro carro do Boris?
- [Vídeo] Boris Feldman leva até tiro experimentando o Audi Q5 blindado
Esse é um dos maiores e mais perigosos problemas na época da chuva, a chamada aquaplanagem, e não adianta fazer nada, dizem que é a única solução é rezar.
Mas você pode evitar a aquaplanagem. “Como assim?”
Primeiro lugar: velocidade. Se você tiver a 5 km/h ou 10 km/h não vai ter aquaplanagem nenhuma. Se você tiver acima de 80 km/h, 90 km/h, 100 km/h, já corre o risco. Então, quanto menor a velocidade mais difícil acontecer a aquaplanagem.
Em segundo lugar: olhe os pneus do seu carro, quanto mais largos, maior a possibilidade deles saírem deslizando em cima da água. Quanto mais estreitinhos menor essa possibilidade. Imagina uma bicicleta com aquele pneu bem fininho. Qualquer bicicleta passando por um trecho alagado o pneu vai cortar a água, não é mesmo?
Terceiro: o sulco do pneu. Quanto mais profundo o sulco maior a possibilidade do pneu tentar afastar uma parte da água que esteja entre ele, o pneu, e o asfalto. Quanto mais careca, quanto menor o sulco, tanto pior, tanto mais fácil a aquaplanagem. Fique atento para esse perigoso problema que acontece nas estradas quando chove.
O post Aquaplanagem: saiba o que fazer para não ter que rezar apareceu primeiro em AutoPapo.
Comentários
Postar um comentário