Retífica: esses sinais podem indicar que seu motor precisa do serviço

Com a atual situação econômica do Brasil, os motoristas estão ficando mais tempo com seus carros. Com isso surgem mais preocupações sobre a manutenção, principalmente com as que devem ser feitas com alta quilometragem. A retífica é um desses serviços, mas quando é recomendável fazer?

É importante lembrar que a retífica de um motor é um processo que demanda desmontar o motor e trocar as partes móveis de seu interior. De certa forma, é como se estivesse fazendo um motor novo.

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Apesar de ser difundido por especialistas de mesa de bar que a retífica deve ser feita com uma quilometragem específica — muitos apontam 100 mil km pois os seis dígitos no hodômetro ainda é visto como tabu pelos brasileiro — a hora da retífica via depender de como o carro foi usado.

Um veículo que teve maior parte de sua quilometragem feita em rodovias e tendo manutenções em dia poderá atingir mais de 500 mil km sem precisar de retífica. Enquanto um motor que foi abusado em trajetos urbanos curtos sofrerá mais desgaste mesmo rodando memos.

Sintoma de que o motor precisa de retífica: alto consumo de óleo

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Com o aumento das folgas dentro do motor, os pistões podem ser trocados por outros de maior diâmetro (Foto: Shutterstock)

O motor do carro foi projetado para trabalhar com uma viscosidade específica de óleo, que foi escolhida por vários fatores incluindo as folgas entre as partes móveis. Por isso, motores mais antigos usam óleo mais “grosso” enquanto motores modernos usam óleo mais “fino”, as tolerâncias e folgas de propulsores novos são bem menores que antigamente.

Caso o carro esteja consumindo muito óleo, pode significar que as folgas internas ficaram grandes e a retífica é necessária. Trocar o lubrificante por um de maior viscosidade é uma recomendação comum nesses casos, mas é apenas um paliativo.

Perda de desempenho

Com a idade é normal o desempenho do carro mudar. Perdas grandes de desempenho podem indicar problemas maiores no motor. Se for apresentados ruídos metálicos vindo do propulsor, é outro sinal. Além disso, dificuldades para dar a partida pode indicar folgas no motor.

Fumaça branca no escapamento

O consumo de óleo pelo motor pode ser indicado pela fumaça azulada, porém se ela for branca e espessa também é sinal de retífica iminente. A fumaça branca e espessa pode indicar que o líquido de arrefecimento está sendo queimado nas câmaras de combustão.

Isso ocorre quando a vedação entre o cabeçote e o bloco do motor é deficiente. Ou seja, pode indicar menos oneroso problema nas juntas ou até mesmo um cabeçote empenado. E esse segundo pode resultar em uma retífica.

Cuidados após a retífica

shutterstock dois cabecotes de motor a combustao com comando duplo de valvulas
Em alguns casos, até os cabeçotes precisam passar pelo serviço (Foto: Shutterstock)

Com o serviço feito é quase como se o motor fosse novo. Ou seja, é preciso rodar os primeiros 1.000 km após a retífica sem abusar do veículo usando altas rotações, aquela dica típica de amaciamento.

Durante esse período cheque o nível o óleo e do líquido de arrefecimento. Caso voltem a baixar, pode ser sinal de serviço mal feito. Mas se tudo continuar em ordem, é só curtir o motor renovado e fazer as manutenções preventivas de praxe.

Alguns motores modernos não podem fazer retífica, o Boris explica o motivo:

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