Motoristas estão sendo multados por ‘radar de ruído’ na Inglaterra

Os motoristas podem levar multas caso seu veículo ultrapasse o limite de ruído estabelecido por lei no país. No entanto, para o agente de trânsito aplicar a penalidade é preciso que ele tenha em mãos um decibelímetro – aparelho responsável por medir os decibéis de ruído – o que raramente acontece.

Para controlar melhor o barulho no trânsito inglês, o Reino Unido decidiu utilizar radares que aferem o barulho dos carros e, quando ultrapassado o limite, ele aplica uma multa ao condutor. Ele funciona de maneira similar ao radar de velocidade. A penalidade pode chegar a £ 100 (R$ 578).

VEJA TAMBÉM:

Um relatório mostrou que entre junho de 2021 e fevereiro de 2022 quase 10 mil veículos foram pegos emitindo ruído acima do limite legal nos bairros de Kensington e Chelsea, em Londres. Dentre eles, os mais frequentes eram modelos da BMW, seguidos por Lambroghini e Mercedes-Benz.

Esses radares, chamados também de câmeras acústicas, estão presentes em outras cidades da Inglaterra e os carros mais novos estão mais propensos a receberem multas pelo excesso de ruído.  Isso porque qualquer veículo construído em 2016 ou depois que emita ruído acima de 72 dB corre o risco de acionar a câmera. A título de comparação, uma conversa normal, sem alteração do tom de voz, emite um ruído entre 60 dB e 70 dB.

Modelos construídos entre 2007 e 2016 não devem emitir mais de 76 dB.

A exposição a longo prazo ao ruído do tráfego rodoviário em nossos bairros e cidades todos os dias pode causar danos à audição e níveis elevados de estresse.”

No entanto, o sistema está suscetível a falhas, já que o tráfego da cidade pode criar sons de 85 dB, o que impossibilita cravar quantas das 10 mil multas captadas pela câmera de ruído foram falsos positivos.

O post Motoristas estão sendo multados por ‘radar de ruído’ na Inglaterra apareceu primeiro em AutoPapo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entregador que mostrava bunda para radar teve moto aprendida

Voltz Motors confirma 5 novos modelos de motos elétricas para o Brasil

Michael Jordan compra Hennessey Venom F5 de 1.842 cv de potência