Motoristas estão sendo multados por ‘radar de ruído’ na Inglaterra
Os motoristas podem levar multas caso seu veículo ultrapasse o limite de ruído estabelecido por lei no país. No entanto, para o agente de trânsito aplicar a penalidade é preciso que ele tenha em mãos um decibelímetro – aparelho responsável por medir os decibéis de ruído – o que raramente acontece.
Para controlar melhor o barulho no trânsito inglês, o Reino Unido decidiu utilizar radares que aferem o barulho dos carros e, quando ultrapassado o limite, ele aplica uma multa ao condutor. Ele funciona de maneira similar ao radar de velocidade. A penalidade pode chegar a £ 100 (R$ 578).
VEJA TAMBÉM:
- Os airbags assassinos Takata fizeram mais uma vítima
- Comparamos o Porsche 911 GT3 com o excepcional 993 Carrera
- Escapamento esportivo da multa? Depende! Veja como regularizá-lo
Um relatório mostrou que entre junho de 2021 e fevereiro de 2022 quase 10 mil veículos foram pegos emitindo ruído acima do limite legal nos bairros de Kensington e Chelsea, em Londres. Dentre eles, os mais frequentes eram modelos da BMW, seguidos por Lambroghini e Mercedes-Benz.
Esses radares, chamados também de câmeras acústicas, estão presentes em outras cidades da Inglaterra e os carros mais novos estão mais propensos a receberem multas pelo excesso de ruído. Isso porque qualquer veículo construído em 2016 ou depois que emita ruído acima de 72 dB corre o risco de acionar a câmera. A título de comparação, uma conversa normal, sem alteração do tom de voz, emite um ruído entre 60 dB e 70 dB.
Modelos construídos entre 2007 e 2016 não devem emitir mais de 76 dB.
A exposição a longo prazo ao ruído do tráfego rodoviário em nossos bairros e cidades todos os dias pode causar danos à audição e níveis elevados de estresse.”
No entanto, o sistema está suscetível a falhas, já que o tráfego da cidade pode criar sons de 85 dB, o que impossibilita cravar quantas das 10 mil multas captadas pela câmera de ruído foram falsos positivos.
O post Motoristas estão sendo multados por ‘radar de ruído’ na Inglaterra apareceu primeiro em AutoPapo.
Comentários
Postar um comentário