Citroën cria carro familiar feito de papelão (e sim, pode tomar chuva)


Oli é elétrico e tem 400 km de autonomia; carroceria é reforçada com fibra de vidro e foi criada em parceria com a Basf Se os carros elétricos ainda são caros e inacessíveis para a maior parte das pessoas no Brasil, no exterior as marcas já trabalham para deixar esse tipo de veículo (um pouco) mais acessível. A Citroën, que já tem o Ami como instrumento de mobilidade urbana, acaba de lançar um novo conceito de veículo eletrificado. Chamado de Oli (lê-se all-e), o carro chama atenção não só pelo design inovador, mas também por suas características de sustentabilidade. É também o primeiro modelo da empresa a adotar o novo logotipo, revelado na última terça-feira (27). Veja também Para começar, a marca francesa resolveu apostar em reduzir o número de peças e de componentes de um carro comum. Aliás, segundo os idealizadores do projeto, o Oli carrega apenas “o que os clientes precisam e querem”. Assim, os bancos possuem cerca de 80% menos elementos que o padrão, por exemplo, e ainda são feitos com materiais recicláveis e leves. O mesmo acontece com os painéis, o teto e a traseira, que foram desenvolvidos em conjunto com a empresa química global Basf e são feitos de papelão ondulado reciclado com reforço de fibra de vidro. Interior do Citroën Oli é minimalista por utilizar menos componentes que o comum Divulgação Esses são alguns dos recursos que fazem o novo carro da Citroën ter exatamente uma tonelada (1.000 kg) e ser significativamente mais leve do que a maioria dos elétricos. Dessa forma, o motor, que não teve dados técnicos divulgados, não precisa ser tão potente. A velocidade máxima é de 110 km/h. Ao mesmo tempo, a bateria de 40 kWh consegue entregar uma autonomia de até 400 km. O Oli pode ser carregado de 20 a 80% em 23 minutos. E assim como como o Ford F-150 Lightning, o Hyundai Ioniq 5 e o Kia EV6, o Oli tem um sistema que pode alimentar outros dispositivos de 3.000 W por cerca de 12 horas. Aliás, esse componente eletrônico foi projetado para ser reciclável e fácil de reparar para durar, pelo menos, 50 anos. Citroën Oli traz um design com aspecto off-road por lembrar o Hummer Divulgação O veículo tem 4,20 metros de comprimento, 1,90 m de largura, 1,65 m de altura e capacidade para transportar quatro passageiros. Os números (e o formato da carroceria) se enquadram na categoria de SUV compacto, mas a Citroën faz questão de dizer que o carro elétrico não se encaixa em nenhum segmento já criado. Um outro diferencial do Oli são as portas, que abrem em direções opostas. Já as janelas são levemente inclinadas em direção ao solo para evitar que o sol atinja os passageiros diretamente. Essa proposta foi criada para reduzir a necessidade do uso de ar-condicionado. Com 4,20 metros de comprimento, Citroën Oli é pouco maior que o novo C3 Divulgação Vale lembrar também que o Oli foi projetado para facilitar a vida de quem gosta de transportar muitas bagagens. Por isso, os apoios de cabeça dos bancos traseiros podem ser rebaixados e os vidros podem ser abertos para aumentar o tamanho da caçamba (ou seria porta-malas?) de 90 cm de largura para 1,05 m. Com a tampa traseira rebatida, há ainda 60 cm de altura entre o piso e o teto. A criação do conceito do Citroën Oli começou em 2019, mas o projeto precisou ser pausado pela escassez de matéria-prima causada pela pandemia e pela guerra na Ucrânia. A fabricante ainda não informou quando (e se) o veículo deverá ser lançado oficialmente e também não divulgou uma estimativa de preço. Como base, o Citroën Ami, o subcompacto da montadora francesa, varia de 7.390 a 8.750 euros (entre R$ 39 mil e R$ 46 mil). Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital. Mais Lidas

source https://autoesporte.globo.com/um-so-planeta/noticia/2022/09/citroen-cria-carro-familiar-feito-de-papelao-e-sim-pode-tomar-chuva.ghtml

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