Teste: Volkswagen Jetta GLI 2022 fica melhor "por obrigação" e faz esquecer que os SUVs existem


Sedã esportivo custa R$ 216.990, está com 1 cv a mais, tem novo câmbio e entrega mais do que qualquer SUV dessa faixa preço Muitas vezes na vida somos obrigados a fazer algumas mudanças por obrigação, que nem sempre são boas. O Volkswagen Jetta GLI 2022 foi forçado a mudar para atender às novas exigências do Proconve L7, visando diminuir a emissão de poluentes, e o resultado foi um sedã esportivo ainda melhor do que já era. Quem quer comprar um carro de R$ 200 mil a R$ 220 mil e procura um bom espaço interno, porta-malas tamanho família e motor turbo, com certeza vai pensar em um SUV médio. Mas, se selecionarmos os principais modelos da categoria e colocarmos na disputa o Jetta GLI 2022, que custa R$ 216.990, o sedã surge como uma boa opção e não deixa nada a desejar para nenhum dos rivais, além de tem um desempenho muito acima da média. A traseira passou por leves mudanças estéticas. Uma delas foi no escapamento duplo Divulgação Olhando para o Jetta GLI 2022 por foto parece que o sedã é praticamente igual ao anterior. E ele não mudou muito mesmo, entretanto, sofreu alterações consideráveis. Lembrando apenas que no Brasil o Jetta é vendido somente na versão GLI na linha 2022. A principal mudança é no conjunto mecânico. O motor continua sendo o 2.0 TSI (turbo) de quatro cilindros e injeção direta de combustível (somente gasolina), mas que foi recalibrado e agora gera 231 cv, exatamente (e tão somente) 1 cv a mais que a versão 2021. E isso com as mudanças para deixá-lo mais "amigo do meio ambiente". Já o torque permanece o mesmo: 35,7 kgfm. Saiba mais O câmbio, porém, recebeu uma alteração que fez toda a diferença. Antes equipado com o famoso automatizado de dupla embreagem DSG de seis marchas, agora o sedã chega com DSG de sete velocidades. Isso aconteceu justamente para atender às novas regras de emissões. O consumo do Jetta GLI é de 9,9 km/l cidade e 12,2 km/l estrada, segundo dados do Inmetro. Antes, com o câmbio de seis marchas, o sedã fazia 9,6 km/l na cidade e o mesmo consumo do atual na rodovia. A central multimídia agora tem tela de 10,1 polegadas, é sensível ao toque e compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem cabo Divulgação No visual, a versão esportiva do sedã mudou pouco, realmente. A grade frontal e o para-choque foram redesenhados e as entradas de ar têm molduras vermelhas. As rodas de liga leve de 18 polegadas diamantadas estão com design renovado (utilizam pneus 225/45 R18) e a traseira tem novo difusor, que abriga as ponteiras duplas de escape que passam a ter formato ovalado. Faróis e lanternas são de Full LED. No interior, chama a atenção a nova central multimídia VW Play com tela 10,1 polegadas sensível ao toque, e permite conexão com Android Auto e Apple CarPlay sem a necessidade de cabo. Outra novidade é o volante multifuncional com botões “touch" que já é encontrado nos veículos elétricos da marca, como ID.3 e ID.4, que estão em fase de estudos para o Brasil. O teto solar que era opcional agora passa a ser de série. Antes equipado com o câmbio automatizado de dupla embreagem de seis marchas, o sedã agora chega com transmissão de sete velocidades Divulgalção Há duas novas opções de cores no catálogo: Vermelho Kings e Azul Rising. Elas se juntam às outras três: Branco Puro, Cinza Puro e Preto Mystic. Em relação ao tamanho houve um pequeno ganho no comprimento, 38 mm para ser mais preciso. Isso aconteceu por causa dos novos para-choques. Sendo assim, o sedã tem: 4,74 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,47 m de altura e 2,68 m de entre-eixos. O porta-malas comporta 510 litros. Se pegarmos SUVs médios que têm ao menos uma versão com preço próximo aos R$ 216.990 do Jetta, como o Jeep Compass, Corolla Cross e o próprio Taos, o sedã não deve em espaço para eles, só fica devendo na altura. Jetta x SUVs Jetta GLI 2022 na pista Fazer teste em pista é totalmente diferente de fazer uma avaliação andando pelas ruas em situações reais do dia a dia. Sinceramente, alguns carros não combinam com pista para este primeiro contato. Quando pensamos em um autódromo, vem na cabeça os esportivos de Porsche, Mercedes-Benz, BMW, Audi e companhia. Mas eu vou confessar, mesmo sendo um carro "mais normal", o Jetta GLI foi digno de pista. Nosso breve contato foi no Circuito Panamericano, no interior de São Paulo. O torque máximo de 35,7 kgfm a 1.500 rpm escancara um fôlego que não encontramos em nenhum carro nessa faixa de preço, mas a potência extra de 1 cv, obviamente, não é perceptível. Com o novo câmbio, o Jetta GLI ficou ligeiramente mais rápido e a marca de 0 a 100 km/h é feita em 6,7 segundos (dados da fábrica) — 0,1 s menos que o anterior. Já a velocidade máxima, que antes era de 250 km/h, baixou para 249 km/h. A marca de 0 a 100 km/h é feita em 6,7 segundos (dados da fábrica) — 0,1 s mais rápido que o anterior Divulgação Este circuito é marcado por muitas curvas fechadas, o que permite observar que o sedã entrega uma rolagem da carroceria bem satisfatória para manter o conforto e não tirar a esportividade, ao contrário do que acontece com um SUV com o mesmo porte. No conjunto de tração, o Jetta GLI está equipado com bloqueio eletrônico do diferencial com sensor de torque controlado eletronicamente (VAQ). Este sistema faz ajustes para manter um equilíbrio melhor de torque entre as rodas dianteiras, transferindo mais força para a roda interna, garantindo maior capacidade de tração nas curvas, principalmente nas mais fechadas ou em pisos escorregadios. Foram apenas três voltas, mas como têm muitas curvas, ficou nítido como o carro permanece nas mãos do motorista. Méritos também para a suspensão bem acertada — McPherson na dianteira e Multilink na traseira. Como já disse, em pista é mais difícil ter a percepções do uso do carro no dia a dia. A nova caixa de câmbio de sete marchas, porém, realiza trocas mais rápidas sem subir muito as rotações, proporcionando uma desenvoltura melhor do que a anterior de seis velocidades. VW Jetta GLI 2022 vem equipado com recursos de condução semiautônomos Divulgação Estamos falando de um carro que não é leve (são 1.476 kg). Portanto, nas frenagens em velocidades mais elevadas, é possível sentir uma pressão maior na dianteira. É preciso ter mãos firmes no volante para não deixar a frente ir embora. Pelo menos não faltam recursos de segurança entre os itens de série. O destaques vão para: seis airbags, controle adaptativo de velocidade e distância (ACC) com função Stop&Go, frenagem autônoma de emergência (AEB), sistema de frenagem pós-colisão e detector de fadiga. Gosto não se discute, mas se você está pensando em comprar um SUV para andar com a família, e gosta de um pouco mais de emoção, não se esqueça de levar em consideração o Jetta GLI. Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

source https://autoesporte.globo.com/testes/noticia/2022/06/teste-volkswagen-jetta-gli-2022-fica-melhor-por-obrigacao-e-faz-esquecer-que-os-suvs-existem.ghtml

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