Campeão paraplégico de MotoGP revive a emoção de pilotar sua moto

Em 1993, o tricampeão mundial de MotoGP, Wayne Rainey, sofreu um trágico acidente no GP da Itália que o deixou paraplégico. Mas agora, ele reviveu a emoção de pilotar a sua Yamaha YZR500, com a qual venceu o campeonato de 1992. Vale lembrar que, na época, sob outro regulamento, a categoria máxima da motovelocidade era de 500 cc.

A Yamaha modificou os controles da moto para que Rainey pudesse operá-la apenas com as mãos. As trocas de marchas estavam no guidão esquerdo: um botão vermelho subia as marchas e, ao puxar a alavanca da embreagem, reduzia. Uma pequena alavanca preta também foi adicionada ao guidão esquerdo, para operar o freio traseiro.

VEJA TAMBÉM:

Para acomodar Rainey, que ficou paralisado do peito para baixo, uma extensão da carroceria na parte de trás do tanque de combustível foi adicionada, para dar suporte extra à parte inferior do corpo, assim como tiras para mantê-lo no lugar e uma almofada no peito, para permitir que ele sinta os movimentos da moto.

O antigo campeão de MotoGP, Wayne Rainey, dominou a categoria no início da década de 1990. Ele foi tricampeão, sequencialmente, até ser impedido de competir.

Veja o piloto em ação:

Desde seu acidente, é a primeira vez que Rainey dá uma volta pilotando uma motocicleta. O campeão teve ajuda de seu filho, Rex, nesta missão, que tinha apenas dez meses de idade quando o piloto se machucou. O filho viu o pai correr pela primeira vez, e ainda fez parte disso.

A Yamaha também fez sua parte no evento, e foi elogiada por sua ação. A japonesa retirou a YZR500 de seu museu e a modificou especialmente para esta bela homenagem.

Acompanhe o canal do AutoPapo no YouTube. 

O post Campeão paraplégico de MotoGP revive a emoção de pilotar sua moto apareceu primeiro em AutoPapo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entregador que mostrava bunda para radar teve moto aprendida

Voltz Motors confirma 5 novos modelos de motos elétricas para o Brasil

Michael Jordan compra Hennessey Venom F5 de 1.842 cv de potência