Campeão paraplégico de MotoGP revive a emoção de pilotar sua moto
Em 1993, o tricampeão mundial de MotoGP, Wayne Rainey, sofreu um trágico acidente no GP da Itália que o deixou paraplégico. Mas agora, ele reviveu a emoção de pilotar a sua Yamaha YZR500, com a qual venceu o campeonato de 1992. Vale lembrar que, na época, sob outro regulamento, a categoria máxima da motovelocidade era de 500 cc.
A Yamaha modificou os controles da moto para que Rainey pudesse operá-la apenas com as mãos. As trocas de marchas estavam no guidão esquerdo: um botão vermelho subia as marchas e, ao puxar a alavanca da embreagem, reduzia. Uma pequena alavanca preta também foi adicionada ao guidão esquerdo, para operar o freio traseiro.
VEJA TAMBÉM:
- Motos x automóveis
- Procura por motos 0 km decola no segundo trimestre
- Dakar 2022: conheça as 10 principais motos participantes do ‘laboratório’
Para acomodar Rainey, que ficou paralisado do peito para baixo, uma extensão da carroceria na parte de trás do tanque de combustível foi adicionada, para dar suporte extra à parte inferior do corpo, assim como tiras para mantê-lo no lugar e uma almofada no peito, para permitir que ele sinta os movimentos da moto.
O antigo campeão de MotoGP, Wayne Rainey, dominou a categoria no início da década de 1990. Ele foi tricampeão, sequencialmente, até ser impedido de competir.
Veja o piloto em ação:
Desde seu acidente, é a primeira vez que Rainey dá uma volta pilotando uma motocicleta. O campeão teve ajuda de seu filho, Rex, nesta missão, que tinha apenas dez meses de idade quando o piloto se machucou. O filho viu o pai correr pela primeira vez, e ainda fez parte disso.
A Yamaha também fez sua parte no evento, e foi elogiada por sua ação. A japonesa retirou a YZR500 de seu museu e a modificou especialmente para esta bela homenagem.
Acompanhe o canal do AutoPapo no YouTube.
O post Campeão paraplégico de MotoGP revive a emoção de pilotar sua moto apareceu primeiro em AutoPapo.
Comentários
Postar um comentário