Fábrica pode negar informação ao dono do carro?
Não é nada razoável as fábricas não fornecerem para os donos dos automóveis (ou para as oficinas mecânicas independentes) as informações necessárias para o reparo, mantido como monopólio das concessionárias. Algumas fábricas chegam ao absurdo de só fornecê-las mediante pagamento de valores significativos.
Em países do primeiro mundo essa questão está sendo resolvida: é o chamado ‘right to repair’ (direito de reparar, em inglês) que as fábricas deverão repassar para o mercado.
VEJA TAMBÉM:
- Salão do automóvel: nem começou e já foi postergado…
- Montadora impede acesso do dono aos dados técnicos de seu próprio carro
- Right to repair: nova lei promete facilitar a manutenção de veículos fora das autorizadas
Eu entrevistei Antônio Fiola, presidente do Sindirepa, que congrega as empresas de reparação em todo o Brasil. Ele me disse que já levou uma representação ao CADE, (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), contra esse monopólio, prejudicial ao dono do carro e às suas associadas.
E o CADE não deu ganho de causa ao Sindirepa, pois quem entra nessa briga é o poderoso lobby das montadoras. Briga ruim essa, hein?
O post Fábrica pode negar informação ao dono do carro? apareceu primeiro em AutoPapo.
Comentários
Postar um comentário