Ram 3500: 5 motivos para comprar e 5 para fugir da maior e mais cara caminhonete do Brasil


Picape da marca norte-americana pode custar até R$ 530 mil na versão topo de linha e reboca mais de nove toneladas A Ram invadiu o mercado brasileiro de caminhonetes. Após retornar com a 1500 Rebel e na sequência ampliar a família com a introdução da 2500, a marca de origem norte-americana lançou no primeiro trimestre deste ano a 3500, que passou a ser a maior e mais cara picape à venda no país. Então, para você que está pensando em desembolsar mais de meio milhão em uma Ram 3500 topo de linha, mas ainda não tem certeza se ela é a melhor escolha para suas necessidades, a Autoesporte levantou cinco motivos para fazer o TED e comprar um exemplar e outros cinco para fugir da caminhonete importada do México. Veja também Motivos para comprar 1 - Capacidade de carga e reboque A Ram 3500 não arrega quando o assunto é trabalho. A caminhonete tem uma caçamba com capacidade volumétrica para 1.628 litros. Já a capacidade de carga é de 1.752 kg e a de reboque passa das nove toneladas (9.021 kg, para sermos mais precisos). Parte da responsabilidade por esse talento para o “trampo”, claro, é o conjunto mecânico, que vamos explorar na sequência. No entanto, quem merece total destaque é o sistema de feixe de molas adotado na suspensão traseira, que é mais robusto e faz da Ram 3500 um verdadeiro caminhãozinho. Ram 3500 tem 6,07 metros de comprimento e 2,12 m de largura Divulgação 2 - Conjunto mecânico O conjunto de motor e câmbio da Ram 3500 também é excelente para a proposta do veículo. Sob o capô, a caminhonete tem um bloco Cummins 6.7 de seis cilindros em linha turbodiesel, que desenvolve 377 cv de potência máxima a 2.800 rpm e torque de 117,3 kgfm a partir de 1.700 giros. E a boa performance deste propulsor (reforçando: voltado para a labuta) passa pela excelente relação do câmbio automático de seis marchas. Vale ressaltar também que, apesar de não ser um veículo off-road, a 3500 oferece sistemas de tração 4x2, 4x4 e 4x4 com reduzida, o que a torna apta para um "job" fora de estrada, quando requisitado. Picape tem motor Cummins 6.7 de seis cilindros em linha de 377 cv de potência e 117,3 kgfm de torque Divulgação 3 - Conectividade A Ram 3500 é bruta, mas sabe usar a tecnologia a seu favor. O destaque vai todo para a central multimídia com grande tela de 12’’ de alta resolução, sensível ao toque e posicionada na vertical. Além de intuitiva e com interface amigável, por ela é possível configurar não somente as funções relacionadas ao entretenimento, mas também do próprio veículo. Ela permite ainda conexão de dois smartphones simultaneamente e não exige cabo para parear Android Auto ou Apple CarPlay. Vale lembrar que a caminhonete tem nove portas USB ao todo, sendo cinco tradicionais e quatro do tipo C. Só ficou faltando um carregador do celular por indução. Central multimídia tem sistema Uconnect 5 com tela de 12 polegadas montada na posição vertical Divulgação 4 - Espaço e praticidade internos Já era de imaginar que o espaço interno fosse bom. No entanto, quando assumimos qualquer posição no veículo - seja de motorista, passageiro do banco da frente ou um dos três ocupantes dos assentos do banco traseiro -, a sensação de amplitude é impressionante. Ninguém enfrenta aperto nos pés, joelhos ou mesmo na cabeça. Parte se deve a uma filosofia dos carros norte-americanos, que utilizam a alavanca do câmbio na coluna de direção. Dessa maneira, o console central se torna um excelente ambiente para a criação de porta-objetos realmente espaçosos. Na 3500, esse espaço tem diversas configurações, sendo que uma delas permite transportar até mesmo um laptop. Ram 3500 tem espaço de sobra para qualquer um dos ocupantes Divulgação 5 - Tecnologias de assistência ao condutor Assim como a central multimídia faz da Ram 3500 uma bruta high-tech, as tecnologias voltadas para auxiliar o motorista ajudam demais a dirigir a grandalhona de maneira segura. Ela tem, por exemplo, alerta de colisão frontal com frenagem automática de emergência. Oferece também monitoramento do ponto cego, assistente de permanência em faixa que atua no volante para correção da rota e piloto automático adaptativo. Vale ressaltar ainda os faróis Full LED com tecnologia Matrix, que ajudam a melhorar a iluminação em curvas, e a câmera 360º. Motivos para fugir 1 - Preço elevado Os preços de todos os carros no Brasil representam um motivo mais que sólido para passar longe de uma concessionária. Alguns, no entanto, chamam a atenção acima da média. Esse é o caso da Ram 3500. Ela é oferecida em três versões, sendo que a topo de linha, avaliada pela Autoesporte, parte de R$ 529.990. Laramie: R$ 484.990 Laramie Night Edition: R$ 509.990 Limited Longhorn: R$ 529.990. Ram 3500 custa R$ 529.990 na versão topo de linha Limited LongHorn Divulgação 2 - Praticidade no perímetro urbano Na cidade, a 3500 pode ser considerada um elefante dentro de uma loja de cristais. Suas medidas são exageradas para a vida urbana, o que elimina qualquer praticidade para o dia a dia. Com 6,07 metros de comprimento (3,78 m de distância entre os eixos), 2,04 m de altura e exagerados 2,12 m de largura (com os espelhos retrovisores), ela praticamente não cabe nas faixas de algumas avenidas da cidade de São Paulo, por exemplo. Também é extremamente difícil (ou praticamente impossível) encontrar uma vaguinha na rua ou mesmo no shopping para estacionar. E nem é preciso dizer que no drive-thru de algumas lanchonetes ela é considerada “picape non grata”. Caminhonete tem tração 4x2, 4x4 e 4x4 com reduzida, mas não é um veículo para trilhas off-road Divulgação 3 - Ajuste de profundidade da coluna de direção A posição ao volante da Ram 3500 não é ruim. Lembra até a de um caminhãozinho, especialmente por ser bastante elevada. O banco é mais confortável do que muitos sofás de sala de espera de consultório médico e tem os mais variados ajustes elétricos. Até mesmo as pedaleiras podem ser posicionadas de forma elétrica. O problema é que falta a famosa regulagem de profundidade da coluna de direção, que é a mais importante para encontrar uma posição perfeita ao volante. Até existe o ajuste de altura, que mais parece de inclinação, mas a de profundidade fica devendo, infelizmente. Painel de instrumentos mescla elementos analógicos com uma tela configurável Divulgação 4 - Consumo de combustível O motor é excelente para o trabalho, graças aos seus mais de 117 kgfm de torque e exatos 377 cv de potência, além de um câmbio que consegue extrair excelente performance. Para isso, no entanto, o preço é um consumo de combustível elevado. De acordo com as medições do Inmetro, a Ram 3500 roda apenas 5,1 km/l na cidade e 7,6 km/l na estrada. O tanque de combustível, caso esteja curioso, tem capacidade para 117 litros de diesel. Ram 3500 pesa 3.600 kg e tem capacidade de reboque de mais de nove toneladas Divulgação 5 - Carteira de habilitação tipo C Um ponto que não chega ser negativo, mas que pode impedir muitos aspirantes a proprietário de comprar uma Ram 3500, é o fato de ela exigir que o motorista tenha Carteira Nacional de Habilitação (CNH) tipo C. A categoria B, que permite conduzir os veículos de passeio, não é aceita para esse tipo de veículo. 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source https://autoesporte.globo.com/mercado/noticia/2022/04/ram-3500-5-motivos-para-comprar-e-5-para-fugir-da-maior-e-mais-cara-caminhonete-do-brasil.ghtml

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