5 dicas simples de como evitar furo no pneu da bicicleta
Ter um furo no pneu da bicicleta é normal, e até mesmo comum, mas sabemos o quanto isso é desagradavél, podendo virar um problema caso não se tenha as ferramentas certas e uma câmara de ar reserva para trocar e seguir com a pedalada.
Os pneus de bicicleta furam mais facilmente pois eles precisam ser leves e rolarem com eficiência, o que impede o desenvolvimento de pneus com paredes super grossas, como os de carros e motos.
VEJA TAMBÉM:
- Vai sair de bike? Veja 5 itens que você deve verificar antes!
- Ir de bicicleta para o trabalho: veja 10 dicas para se preparar
- Bicicleta urbana: 5 opções das bikes que ‘invadem’ as ciclovias do Brasil
A seguir listamos algumas dicas que podem te ajudar a evitar os furos no pneu da bicicleta:
1. Calibragem
O primeiro passo para evitar furos é calibrar corretamente os pneus da bicicleta, isso vale para pedais na trilha, cidade ou estrada.
Alguns ciclistas usam uma calibragem nos pneus baixa demais,o que aumenta a probabilidade de furos “mordida de cobra”, que ocorrem quando os dois lados do aro batem em um obstáculo e mordem a câmara de ar por baixo.
2. Fita antifuro
Uma das ações mais simples para evitar furos no pneu é usar uma fita antifuro, um tipo de fita adesiva aplicada entre o pneu e a câmara de ar, formando uma barreira que reduz a probabilidade de furos.
Mas preste atenção, pois se mal instalada, a fita fura a câmara e traz mais problemas do que soluções. A fita também vai acrescentar peso e resistência à rolagem.
3. Invista em pneus tubeless
Os pneus tubeless são aqueles que não têm câmara de ar. O pneu é inflado normalmente pela válvula, mas não tem uma câmara por baixo, apenas o próprio ar e um líquido selante apropriado, que impede que ele escape.
À medida que as rodas giram, o selante escorre pelo pneu e passa pelos furos. Desde que o dano não seja muito grande, isso é o suficiente para vedar o furo. Esse é um dos métodos mais usados entre os ciclistas, principalmente os praticantes de Mountain Bike.
Mas vale lembrar que o sistema tubeless não tem apenas vantagens. A montagem é mais trabalhosa e o preço é superior ao uso tradicional da câmara de ar.
4. Protetor de aro
Essa dica vale principalmente para quem pedala em locais com muitas pedras ou osbstáculos com quina. Os protetores de aros normalmente são produzidos com espumas ou borrachas e podem ser comercializados em diversos formatos.
Eles são montados dentro do pneu e evitam que o aro bata no chão em pancadas maiores. Mesmo com o tubeless, uma pedra muito grande pode comprimir o pneu contra o aro, causando um furo no próprio pneu ou um amassado no aro, por onde o ar pode escapar.
5. Verifique o estado do seu pneu
É importante lembrar que a borracha tem uma vida útil, mesmo que o pneu não esteja sendo usado, ele fica ressecado – pneus velhos, desgastados e com cortes possuem bem mais probabilidade de furos.
Mesmo com essas alternativas diminuindo muito as chances de furo, ele ainda pode acontecer. Portanto, é interessante levar um kit de reparo, que possa ser deixado em pequenas bolsas fixadas em sua bicicleta. Entretanto, o remendo não serve para todas as situações em que há um furo no pneu da bicleta.
Se o furo for duplo, ou próximo ao bico, por exemplo, você deverá trocar a câmara da bicicleta. Por isso, a sugestão é que você tenha sempre uma câmara de reserva, especialmente para trajetos mais distantes, ou se estiver em locais em que dificilmente encontrará uma bicicletaria no trajeto.
O post 5 dicas simples de como evitar furo no pneu da bicicleta apareceu primeiro em AutoPapo.
Comentários
Postar um comentário