Hyundai Grand Creta é a versão de sete lugares do SUV compacto
O Hyundai Creta é um dos SUV compactos mais bem-sucedidos do Brasil. Mas, e se ele fosse maior? O fabricante coreano pensou nisso e criou uma versão de sete lugares no SUV, que fez sua estreia na Índia com o nome Alcazar. Agora ele chega a África do Sul se chamando apenas Grand Creta.
Com esse nome fica ainda mais evidente a origem do SUV de sete lugares. Não sabemos ainda se o Brasil está nos planos da Hyundai para o Creta de sete lugares, mas caso esteja ele irá inaugurar um segmento novo. Ele já é vendido também no México, onde se chama Creta Grand.
VEJA TAMBÉM:
- [Vídeo] Hyundai lança Creta de 7 lugares: novo SUV se chama Alcazar
- Novo Hyundai Creta está disponível para PcD com isenção de IPI
- Novo Creta já mudou? SUV ganha facelift inspirado no Tucson
O Grand Creta é menor que o Commander
Quando falamos em SUV de sete lugares a primeira associação é o Jeep Commander, que segue uma fórmula similar por ser derivado do Compass. Porém, esse Jeep de projeto brasileiro tem como ponto de partida um SUV médio, enquanto o Grand Creta parte de um compacto.
Isso se revela em algumas medidas: 4,50 m de comprimento, 2,76 m de entre-eixos e 1,79 m de largura, enquanto o Commander mede 4,80 m, 2,79 m e 1,86 m respectivamente. Uma diferença grande fica no peso: 1.440 kg para o Grand Creta contra 1.658 kg do Commander 1.3 turbo.
As opções de motorização do Grand Creta são o 2.0 aspirado usado no modelo nacional e um 1.5 turbodiesel de 114 cv e 25,5 kgfm. Como o peso de 1.440 kg do modelo de sete lugares é apenas 140 kg maior que o do Creta Ultimate 2.0 nacional, o impacto no desempenho não deverá ser dos maiores.
O problema de ser um SUV de sete lugares baseado num compacto aparece no porta-malas: com todos os assentos levantados a capacidade é de 180 litros. Rebatendo a terceira fileira o espaço cresce para 1.670 litros (não foi informada a metodologia de medição).
Fotos: Hyundai | Divulgação
O post Hyundai Grand Creta é a versão de sete lugares do SUV compacto apareceu primeiro em AutoPapo.
Comentários
Postar um comentário