Em nome do meio ambiente, dona de Fiat , Jeep e RAM vai trocar motor V8 por um de 6 cilindros


Novo propulsor pode entregar mais de 500 cv e faz isso de forma mais eficiente do que os atuais V8 A Stellantis, dona de marcas como Fiat e Jeep, já anunciou planos de reduzir e até zerar as emissões de poluentes nos próximos anos, como praticamente todos os grupos automotivos. E essas estratégias passam, sem dúvidas, pela eletrificação dos produtos. Só que os motores a gasolina ainda não estão mortos. A própria Stellantis anunciou nesta sexta-feira (25) que vai lançar um novo propulsor. Veja também E ele não é pequeno. Chamada de Hurricane, ou furacão, na tradução livre, a unidade de seis cilindros em linha biturbo de 3 litros começa a equipar veículos do grupo ainda esse ano. Sua missão é bastante clara: substituir os ainda maiores motores V8 naturalmente aspirados – entre eles, o lendário Hemi, que hoje está sob o capô da RAM 1500 vendida no Brasil. A decisão, ainda que possa gerar protestos dos amantes dos V8 na América do Norte, tem como objetivo ajudar na meta de reduzir as emissões de carbono da Stellantis em 50% até 2030. O novo motor Hurricane inclusive já cumpre as rígidas exigências que só entrarão em vigor nos Estados Unidos em 2026. “Os motores de combustão interna vão desempenhar um papel fundamental em nosso portfólio nos próximos anos e devemos isso aos nossos clientes e ao meio ambiente”, disse em nota Micky Bly, chefe de sistemas de propulsão da Stellantis. O novo motor de seis cilindros terá dois níveis de potência. Na versão mais mansa, são mais de 400 cv e 62,2 kgfm de torque. Já na configuração “apimentada”, os números superam os 500 cv e 65,6 kgfm. Como comparação, o V8 usado na Ram 1500 tem 400 cv e 56,7 kgfm. Muita tecnologia Justificar um motor de seis cilindros em tempos de unidades cada vez menores pode ser difícil. Mas a Stellantis caprichou no arsenal de recursos no novo Hurricane. Entre os mais conhecidos, estão comando de válvulas variável, turbinas de baixa inércia (uma para cada três cilindros), injeção direta de combustível e start-stop. Outras, são menos famosas. É o caso do revestimento dos cilindros, que usa uma tecnologia vinda da indústria aeroespacial. Um fio de liga de aço é derretido a 2.300 graus Celsius, produzindo partículas microscópicas pulverizadas nas paredes do cilindro em altas velocidades. Segundo a Stellantis, isso resulta em menos peso, menor atrito e desgaste reduzido das partes móveis. A empresa afirma que esse revestimento é dez vezes mais resistente do que o ferro fundido usado normalmente. No fim das contas, o novo motor, além de ser mais potente, é cerca de 15% mais eficiente do que os atuais V8, oferecendo pelo menos 90% do torque máximo entre 2.350 rpm e a linha de corte. Quem vai usar? Jeep Wrangler é um dos modelos que usa motores V6 de geração anterior Rodrigo Ribeiro/Autoesporte A Stellantis ainda não disse quais modelos vão usar o novo motor Hurricane. Porém, veículos que atualmente são oferecidos com motores V6 e V8 são os favoritos a usarem a unidade mais moderna. Entre eles, o Jeep Wrangler e a própria RAM 1500. Além deles, os lançamentos do grupo com as plataformas STLA Large e STLA Frame também vão contar com o Hurricane. Por enquanto, a produção do novo motor será concentrada na fábrica de Saltillo, no México. Quer ter acesso aos conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital. Mais Lidas

source https://autoesporte.globo.com/tecnologia/noticia/2022/03/em-nome-do-meio-ambiente-dona-de-fiat-jeep-e-ram-vai-trocar-motor-v8-por-um-de-6-cilindros.ghtml

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