Toyota usa solução de fundo de quintal em escapamento de Corolla Cross 2023

A Toyota parece estar disposta a defender o título de “mentirosa do ano” em 2022. Depois de levar o prêmio “Pinóquio de Ouro” pelo lançamento do Corolla Cross, a marca japonesa resolveu corrigir um dos diversos problemas do carro fazendo uma verdadeira gambiarra. O abafador traseiro, que se destacava por ficar aparente abaixo do para-choque foi pintado de preto para ser camuflado e chamar menos atenção.

Mas a solução de fundo de quintal da maior montadora do mundo se torna ainda pior: para economizar uns trocados na produção de um carro que é vendido com preço inicial de R$ 161.990, a Toyota pintou apenas a metade do abafador traseiro do Corolla Cross de preto. As fotos são do jornalista Marlos Ney Vidal, do Autos Segredos, que já registrou o Corolla Cross 2022/2023 em concessionária da Toyota.

VEJA TAMBÉM:

abafador traseiro corolla cross 2
Abafador traseiro pintado pela metade (Foto: Marlos Ney Vidal | Autos Segredos)

Seria possível corrigir o problema do abafador de forma mais elegante, posicionando-o, como o Corolla Cross em outros países, paralelamente ao para-choque traseiro.

Pintar de preto para disfarçar uma falha estética de seus carros não é uma novidade para a Toyota: ela já fez isso na caixa de rodas do falecido Etios.

Corolla Cross brasileiro é pior

Vale relembrar que essa não é a única solução arcaica encontrada no Corolla Cross: o freio de estacionamento acionado por pedal é digno de picapes de 30 anos atrás, enquanto a marca, em outros mercados – como Europa e EUA oferece o freio de estacionamento com acionamento elétrico.

O mercado europeu também ganhou um painel exclusivo, que tem como destaque uma tela de 12,3 polegadas no lugar dos instrumentos analógicos conjugado com tela de 7 polegadas usado nas Américas. A central multimídia também é diferente e usa tela maior, com 10,5 polegadas.

Até o pacote de segurança, elogiável no Corolla Cross, consegue ser melhor para os consumidores do Velho Continente: o sistema de pré-colisão recebeu detecção mais avançada de carros no sentido contrário; o cruise control adaptativo conta com assistente para manter na faixa de rolagem e leitor de placas; e o carro conta com o novo airbag que fica entre os dois bancos dianteiros, para impedir o choque entre os passageiros.

E não é só: até mesmo a versão híbrida é mais potente no Corolla Cross europeu, além de ele ter opção de tração integral – o mesmo acontece nos EUA.

Por fim, em comparação com o sedã Corolla, o SUV também tem desvantagem: a suspensão traseira é do tipo eixo de torção, enquanto no três volumes, ela é a sofisticada Mutilink.

Entenda o que levou o SUV a ser a mentira do ano em 2021:

Disfarce você mesmo

13 toyota corolla cross flex 2022
Abafador traseiro aparente foi criticado desde o lançamento do SUV (Foto: Toyota | Divulgação)

Como a Toyota oficializou a gambiarra no escapamento do Corolla Cross 2023, quem tem o SUV da marca pode adotar a mesma solução e até fazer um serviço melhor, pois poderá pintar a peça inteira e não apenas metade: uma lata de tinta preta fosca em spray resistente a alta temperatura custa em média R$ 15.

Corolla Cross entre os mais vendidos

3 toyota corolla cross flex 2022
Corolla Cross: vende mais do que o sedã, que é um veículo superior (Foto: Toyota | Divulgação)

Aparentemente, a Toyota tem essa postura de pouco caso com o consumidor brasileiros, pois o conhece. Mesmo com soluções arcaicas e sendo um produto inferior ao sedã que lhe deu origem, o Corolla Cross fechou o ano de 2021 como um dos carros mais vendidos do Brasil.

No geral, o sedã com quem compartilha nome e plataforma até foi superior, com 34.108 carros emplacados no varejo em todo 2021. Só que as vendas do Corolla Cross começaram em abril e, nesses nove meses, foram 32.702 unidades para pessoas físicas, superando o parente na média mensal.

O post Toyota usa solução de fundo de quintal em escapamento de Corolla Cross 2023 apareceu primeiro em AutoPapo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entregador que mostrava bunda para radar teve moto aprendida

Voltz Motors confirma 5 novos modelos de motos elétricas para o Brasil

Michael Jordan compra Hennessey Venom F5 de 1.842 cv de potência