Matriz 100% renovável da Cemig contribui para carro elétrico ser ainda mais limpo

Os motores a combustíveis fósseis estão com os dias contados no mundo, inclusive no Brasil, que já tem projetos de médio e longo prazo para banir gasolina e diesel. Isso porque a emissão de seus gases está afetando o meio ambiente e traz consequências sérias para o planeta e a saúde humana. É a vez, então, dos carros elétricos ou com biocombustíveis (etanol ou diesel verde) conquistarem o consumidor.

Mas é preciso tomar cuidado: está enganado quem pensa que carro elétrico é garantia de sustentabilidade. Depende da fonte de energia em que está sendo carregado o veículo.

Na Europa, onde a frota elétrica cresce a cada ano, a matriz elétrica é composta 40,03% por fontes fósseis, ou seja, emissora de gases de efeito estufa, 22,63% nuclear e 36,66% renovável.

Já a matriz brasileira é muito mais limpa, com 82,36% renovável. Ou seja, o mesmo carro elétrico se for usado no Brasil e não na Europa será bem menos poluente.

VEJA TAMBÉM

Reynaldo Passanezi, presidente da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), explica que 100% da eletricidade gerada pela companhia é limpa e renovável – condizente com o propósito de reduzir a emissão de gases do efeito estufa e controlar as mudanças climáticas.

Ou seja, a Cemig está contribuindo para que a matriz elétrica brasileira seja cada vez mais limpa e menos poluente. E não para por ai! A empresa planeja crescer seu parque gerador somente por fontes renováveis nos próximos anos.

Propulsão elétrica nem sempre é limpa

Quase todo o transporte terrestre, marítimo ou aeroviário da atualidade utiliza motores ou turbinas que funcionam a partir de combustíveis fósseis. Entre as exceções que não agridem o meio ambiente estão a propulsão elétrica e, no Brasil, o motor flex com etanol. Acontece que o etanol é utilizado num motor a combustão (Ciclo Otto), de muito baixa eficiência.

Você sabia? A eficácia de um moderno motor a gasolina fica entre 30% e 35%. No caso do diesel, um pouco melhor, o índice atinge 40%. O resto é perdido na superação de atritos e geração de calor. O motor elétrico, por sua vez, não polui o meio ambiente e tem eficiência acima dos 90%.

Para que a substituição do motor a combustão pelo elétrico seja a ideal, é necessário que se tenha garantia da sustentabilidade da fonte da energia utilizada no processo de recarga.

Cemig 100% renovável

Por produzir apenas energias por fontes renováveis, a Cemig é a única empresa de energia da América Latina no mais importante Índice de Sustentabilidade do mundo – o Dow Jones Sustainability Index.

usina hidroeletrica de tres marias vista de cima foto cemig
Referência global em geração de energia limpa e renovável, a Cemig está há 22 anos consecutivos na seleta lista do Índice Dow Jones de Sustentabilidade (Foto: Usina Hidrelétrica de Três Marias | Cemig)

Enquanto a companhia gera a energia que vai para a tomada a partir de usinas hidrelétricas, fotovoltaicas ou eólicas (fontes renováveis), existem dezenas pelo mundo que se utilizam de usinas térmicas (a gás ou diesel) ou a carvão.

O que significa que, em termos globais, o seu carro elétrico “zero emissão” só vai fazer a diferença se for recarregado com eletricidade limpa.

O post Matriz 100% renovável da Cemig contribui para carro elétrico ser ainda mais limpo apareceu primeiro em AutoPapo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entregador que mostrava bunda para radar teve moto aprendida

Voltz Motors confirma 5 novos modelos de motos elétricas para o Brasil

BYD Tan: SUV elétrico de luxo com origem chinesa chega ao Brasil