Após 30 anos, Volkswagen Gol deixa de ser vendido na Argentina e antecipa fim no Brasil


Carro popular não oferece equipamento de segurança que será obrigatório em 2022 na Argentina e em 2024 no Brasil Praticamente com o fim decretado no Brasil, o Volkswagen Gol sairá de linha primeiro na Argentina. Comercializado por lá desde 1991, o hatch não oferece controle eletrônico de estabilidade (ESP), equipamento de segurança que será obrigatório no mercado vizinho a partir de 2022. Veja também Para o Motor1 Argentina, a Volkswagen confirmou que o último lote do Gol conta com 1.500 unidades. O estoque será liquidado no próximo ano, quando a obrigatoriedade do item de segurança já estará valendo. Exigência do controle eletrônico de estabilidade vai tirar o Gol de linha na Argentina e no Brasil Divulgação Isso vai ocorrer devido a um decreto governamental que permitirá que as montadoras possam vender carros sem o ESP até acabarem os estoques. Além do Gol, serão beneficiados com essa norma os Peugeot 308 e 408 e o Citroën C4 Lounge. O Gol estreou na Argentina em 1991. Anos depois, em 1995, a Volkswagen iniciou sua fabricação local, que durou até 2003. O modelo atual era importado do Brasil e produzido em Taubaté (SP). Em 30 anos de história, o compacto chegou a emplacar cerca de 830 mil unidades e foi o carro mais vendido do país por 17 anos. Volkswagen Gol vendido na Argentina era produzido na fábrica de Taubaté, em SP Divulgação Atualmente, ele é vendido em duas versões equipadas com o motor 1.6 MSI de 101 cv a gasolina. Ele custa a partir de 2.154.100 pesos argentinos, cerca de R$ 116.800 na conversão direta. Cabe enfatizar que a versão flex do motor 1.6 MSI vendida por aqui deverá sair de linha em 1º de janeiro de 2022. Nesta data entrará em vigor a nova norma de emissões do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores L7 (Proconve L7), que exige uma redução nas emissões de poluentes dos veículos nacionais. Além desse propulsor, outros três também sairão de linha. Controle de estabilidade será obrigatório no Brasil A exigência do controle eletrônico de estabilidade em veículos 0-km deveria entrar em vigor no Brasil a partir do dia 1º de janeiro de 2022, tal como em solo argentino. VW Polo Track será o novo carro de entrada da marca quando o Gol sair de linha Divulgação Contudo, devido a crise no setor gerada pela pandemia, as montadoras solicitaram ao Contran para prorrogar a obrigatoriedade. Desse modo, de 2022, o prazo foi estendido para 2024. Ou seja, o Gol também será descontinuado por aqui. Até o final de 2023, o carro mais vendido na história do Brasil deverá se despedir do mercado. O projeto antigo do hatch não tem preparo para receber o equipamento de segurança e requereria um grande investimento. A Volkswagen optará por investir em carros de maior valor agregado. Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital. Mais Lidas

source https://autoesporte.globo.com/mercado/noticia/2021/12/apos-30-anos-volkswagen-gol-deixa-de-ser-vendido-na-argentina-e-antecipa-fim-no-brasil.ghtml

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entregador que mostrava bunda para radar teve moto aprendida

Voltz Motors confirma 5 novos modelos de motos elétricas para o Brasil

Michael Jordan compra Hennessey Venom F5 de 1.842 cv de potência