Qual é o melhor combustível para abastecer um carro zero?


Tire suas dúvidas antes de tirar o automóvel da concessionária e sair rodando por aí Alguns cuidados são necessários para abastecer o veículo novo Banco de Imagens A escolha do primeiro combustível com que vai abastecer o carro zero quilômetro pode gerar dúvidas no consumidor. É comum donos de veículos optarem por colocar uma gasolina premium em um motor convencional na intenção de fazer o carro ficar mais potente. No entanto, a prática não é indicada. Seja flex ou exclusivo, é importante alimentar o motor seguindo a indicação que veio no manual do automóvel. “A especificação do combustível é dada pelo design construtivo do motor. Existem muitos tipos: os motores convencionais, que são os de carro de passeio, os de alto desempenho, os que vem nos carros de luxo. Eles podem ser a diesel, gasolina ou flex. O fabricante indica o combustível que vai trazer benefícios associados à peça. É importante seguir essa orientação”, afirma Ronaldo Gonçalves, professor de engenharia química do Centro Universitário FEI. Ronaldo garante que os motores flex estão preparados para receber tanto etanol quanto gasolina, mas explica que existem alguns detalhes na escolha do combustível que podem ajudar no desempenho do veículo: “O etanol tem mais dificuldade de vaporizar. Por conta disso, o início da ignição de um carro zero pode ser difícil. Então, pode ser interessante começar abastecendo o tanque novo com gasolina. Mas, independentemente, do combustível, é fundamental que seja de qualidade”. Independentemente do motor ser flex ou exclusivo, Ronaldo indica que o combustível – etanol ou gasolina – seja aditivado. O produto traz componentes que ajudam a melhorar o desempenho do motor e fazem o veículo performar melhor do que com combustíveis comuns. “A gasolina e o álcool comuns geram resíduos que atrapalham a fluidez do motor. Os aditivados removem esses resíduos e permitem maior purificação da peça. O motor fica mais saudável e com maior produtividade”, destaca. O professor orienta também a alternar o abastecimento entre álcool e gasolina aditivados. O revezamento, segundo ele, também ajuda na limpeza do motor: “Alternar o combustível a cada três ou quatro tanques ajuda a limpar os resíduos de carvão, melhora a lubrificação do motor e, com isso, também reduz o consumo de combustível” Ronaldo Gonçalves, professor de engenharia química A escolha entre o etanol e a gasolina vai de acordo com a preferência do cliente. Segundo Ronaldo, a gasolina garante um desempenho 70% maior do que o etanol, mas é um combustível mais caro e mais poluente. “O etanol é um combustível mais acessível e limpo. Mas a gasolina tem recebido ingredientes que a tornam eficiente para o funcionamento do motor”, conclui. Leia também Combustíveis FIT | UFC Publicidade Para mais informações, preencha o formulário abaixo:

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