O design venceu! BMW volta a fazer carros bonitos
Quando a era Chris Bangle terminou, os fãs da BMW respiraram aliviados. Afinal, o polêmico designer norte-americano criou um dos modelos mais estranhos da marca como o Série 7 (E65) e o Série 3 Compact (E46/5). Nos últimos anos ela voltou a flertar com o bizarro, como no atual Série 4, iX e XM.
VEJA TAMBÉM:
- Arrascaeta compra BMW X6 rubro negra de mais de R$1 milhão
- BMW abre agenda para visita a fábrica de Araquari (SC)
- BMW M3 CS: mais leve e mais potente
Mas a fabricante alemã parece ter feito as pazes com o design. A marca acaba de revelar o Touring Coupe Concept, uma versão fechada da atual geração do Z4, desenvolvida para o Concorso d’Eleganza Villa d’Este.
Com linhas elegantes, o Touring Coupe tem frente alongada do Z4, linha de cintura elevada, traseira empinada, que fazem desse cupê o carro mais bonito que marca desenhou desde o Z4 e Séries 8.
Por dentro, ele oferece o mesmo interior do Z4. No entanto, chama atenção no amplo porta-malas que alça o modelo ao status de gran turismo com pegada de shooting brake, termo dado às peruinhas britânicas derivadas de roadsters e cupês que utilizam porta-malas para transporte de caça. Mas em pleno 2023, é melhor pensar nesse carro com um GT.
Motor do BMW Touring Coupe
A BMW não detalha a motorização, mas como tem como base o Z4, o conceito utiliza as opções que a marca tem na prateleira. O motor pode ser a unidade 2.0 turbo de 195 cv ou seis cilindros 3.0 biturbo de 335 cv. A transmissão é automática de oito marchas e a tração é traseira.
Por hora, o cupê é apenas um estudo. Mas se considerarmos o histórico da marca há boas chances desse modelo chegar às ruas.
Inspirações
A BMW afirma que inspiração do Touring Coupe veio do 328 Touring Coupé, de 1940. O roadster alemão recebeu uma carroceria aerodinâmica para disputar a Mille Miglia daquele ano.
Mas o conceito também tem inspirações mais modernas. E uma delas é o Z3 Coupe, modelo lançado em 1999, com base no Z3. O esportivo com capô longo e linhas curvas foi apelidado de “Sapato de Palhaço”.
O cupê foi vendido com versões com motores 2.8 e 3.0 e opções de transmissão manual de cinco marchas ou automática de quatro velocidades. A versão mais nervosa a M Coupé era equipada com seis cilindros 3.0 (aspirado) de 325 cv.
Z4 Coupe
Em 2005 a BMW apresentou um conceito fechado do Z4, sucessor do Z3. A aceitação foi positiva e a BMW resolveu produzir o modelo. A proposta era a mesma do Z3 Coupe, com apenas dois lugares e proposta gran turismo.
O modelo foi equipado com conhecido seis cilindros em linha 3.0 de 265 cv e 32 kgfm de torque e poderia ser combinado com caixas de seis marchas, automática ou manual. A aceleração de 0 a 100 km/h é de apenas 5,7 segundos.
O Z4 Coupe também recebeu versão M, com suspensão recalibrada e a versão mais apimentada do L6 3.0 com 340 cv e 35 kgfm de torque. Ao todo, menos de 4 mil unidades do cupê foram produzidas entre 2006 e 2008.
O post O design venceu! BMW volta a fazer carros bonitos apareceu primeiro em AutoPapo.
Comentários
Postar um comentário