O design venceu! BMW volta a fazer carros bonitos

Quando a era Chris Bangle terminou, os fãs da BMW respiraram aliviados. Afinal, o polêmico designer norte-americano criou um dos modelos mais estranhos da marca como o Série 7 (E65) e o Série 3 Compact (E46/5). Nos últimos anos ela voltou a flertar com o bizarro, como no atual Série 4, iX e XM.

VEJA TAMBÉM:

Mas a fabricante alemã parece ter feito as pazes com o design. A marca acaba de revelar o Touring Coupe Concept, uma versão fechada da atual geração do Z4, desenvolvida para o Concorso d’Eleganza Villa d’Este.

bmw touring coupe concept frente lateral interior e traseira 4
Apesar de ser um cupê com ares de gran turismo, é impossível não lembrar do estilo shooting brake

Com linhas elegantes, o Touring Coupe tem frente alongada do Z4, linha de cintura elevada, traseira empinada, que fazem desse cupê o carro mais bonito que marca desenhou desde o Z4 e Séries 8.

Por dentro, ele oferece o mesmo interior do Z4. No entanto, chama atenção no amplo porta-malas que alça o modelo ao status de gran turismo com pegada de shooting brake, termo dado às peruinhas britânicas derivadas de roadsters e cupês que utilizam porta-malas para transporte de caça. Mas em pleno 2023, é melhor pensar nesse carro com um GT.

bmw touring coupe concept frente lateral interior e traseira 5
Bagageiro amplo, ideal para uma viagem em casal pelas estradas europeias

Motor do BMW Touring Coupe

A BMW não detalha a motorização, mas como tem como base o Z4, o conceito utiliza as opções que a marca tem na prateleira. O motor pode ser a unidade 2.0 turbo de 195 cv ou seis cilindros 3.0 biturbo de 335 cv. A transmissão é automática de oito marchas e a tração é traseira.

bmw touring concept frente lateral interior e traseira 3
Para-lamas traseiros alargados e linha de cintura alta denunciam a esportividade do conceito

Por hora, o cupê é apenas um estudo. Mas se considerarmos o histórico da marca há boas chances desse modelo chegar às ruas.

Inspirações

A BMW afirma que inspiração do Touring Coupe veio do 328 Touring Coupé, de 1940. O roadster alemão recebeu uma carroceria aerodinâmica para disputar a Mille Miglia daquele ano.

bmw 328 touring kamm 1940 prata frente lateral movimento
Obra-prima da engenharia o 328 ganhou carroceria aerodinâmica para ser imbatível na Mille Miglia

Mas o conceito também tem inspirações mais modernas. E uma delas é o Z3 Coupe, modelo lançado em 1999, com base no Z3. O esportivo com capô longo e linhas curvas foi apelidado de “Sapato de Palhaço”.

O cupê foi vendido com versões com motores 2.8 e 3.0 e opções de transmissão manual de cinco marchas ou automática de quatro velocidades. A versão mais nervosa a M Coupé era equipada com seis cilindros 3.0 (aspirado) de 325 cv.

bmw z3 m 1999 prata movimento lateral
O Z3 Coupé, conhecido como “Sapato de Palhaço”, apesar de exótico acumulou mais de 17 mil unidades vendidas

Z4 Coupe

Em 2005 a BMW apresentou um conceito fechado do Z4, sucessor do Z3. A aceitação foi positiva e a BMW resolveu produzir o modelo. A proposta era a mesma do Z3 Coupe, com apenas dois lugares e proposta gran turismo.

bmw z4 2006 prata frente e lateral movimento
O primeiro Z4 ficou apelidado de salamandra por causa de seu conjunto ótimo, mas a versão cupê esbanjava estilo e performance

O modelo foi equipado com conhecido seis cilindros em linha 3.0 de 265 cv e 32 kgfm de torque e poderia ser combinado com caixas de seis marchas, automática ou manual. A aceleração de 0 a 100 km/h é de apenas 5,7 segundos.

O Z4 Coupe também recebeu versão M, com suspensão recalibrada e a versão mais apimentada do L6 3.0 com 340 cv e 35 kgfm de torque. Ao todo, menos de 4 mil unidades do cupê foram produzidas entre 2006 e 2008.

O post O design venceu! BMW volta a fazer carros bonitos apareceu primeiro em AutoPapo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entregador que mostrava bunda para radar teve moto aprendida

Voltz Motors confirma 5 novos modelos de motos elétricas para o Brasil

Michael Jordan compra Hennessey Venom F5 de 1.842 cv de potência