Usados: Honda HR-V topo de linha que custa menos que compacto automático
A nova geração do HR-V chegou ao mercado no ano passado e um comentário recorrente em nossos testes sempre pontua o preço elevado do SUV japonês. De fato, o HR-V nunca foi barato, mas preços entre R$ 150 mil e R$ 190 mil afastam o consumidor.
VEJA TAMBÉM:
- [VÍDEO] Avaliação Honda HR-V Touring Sensing 1.5 turbo 2023
- [Avaliação] Honda HR-V 2019: evolução para encarar concorrência
- [VÍDEO] Avaliação Honda HR-V EXL Sensing 1.5 2023
Assim, que é fã da marca, mas não tem cacife para bancar a nova geração, terá que se contentar com uma unidade usada. Assim, trouxemos um raio-x do HR-V EXL 1.8, ano 2016, opção topo de linha do primeiro ano de mercado do modelo.
O que verificar antes da compra?
- Procedência
- Estado de conservação
- Histórico de ocorrências
- Registros de manutenção no manual do proprietário
- Documentação e pendências junto ao Detran e financeiras
- Avaliação de um mecânico
O que verificar no ato da compra?
- Pastilhas de freio
- Velas de ignição
- Cabo de vela
- Bateria
- Bomba de combustível
- Corrente de comando (motor)
- Correia de serviço
- Tensionador da correia
Clientes costuma a reclamar da baixa durabilidade do tensionador da correia de serviço. Ela passa a funcionar de forma ineficaz de forma precoce, abaixo dos 50 mil km.
O que trocar quando comprar um Honda HR-V?
- Filtro de óleo
- Filtro de ar
- Filtro de combustível
- Lubrificante
- Líquido de arrefecimento
- Tensionador
- Correia de serviço
Se o tensionador costuma a falhar precocemente, convém substituí-lo e também a correia de serviço. Afinal, uma ruptura poderá deixar o motorista na mão, principalmente porque o alternador deixará de recarregar a bateria.
Ficha técnica Honda HR-V EXL 1.9 CVT (2016)
O HR-V chegou ao mercado em 2016 para ser a aposta no florescente segmento de SUVs compactos. O modelo estreou no mesmo ano que Jeep Renegade e Peugeot 2008. Ele fez tanto sucesso que foi líder do segmento naquele ano.
Qual é sua carroceria?
SUV compacto, quatro portas e capacidade de cinco ocupantes.
Onde era feito?
Produzido na unidade de Sumaré (SP).
Quanto custa?
R$ 88.238 (Fipe)
Preço médio no varejo?
No mercado de usados os valores encontrados do HR-V EXL, anos 2016, variam entre R$ 83 mil e R$ 95 mil. O preço médio gira em torno de R$ 89 mil, bem parelho com o valor de referência da Fipe.
O que o HR-V EXL oferece?
- Bancos revestidos em couro
- Volante multifuncional
- Borboletas para troca de marchas
- Computador de bordo
- Direção elétrica
- Ar-condicionado digital
- Multimídia (com CD Player, Bluetooth, rádio e MP3)
- Porta HDMI para espelhar celular
- Navegador GPSCâmera de ré
- Vidros elétricos dianteiros
- Vidros elétricos traseiros
- Retrovisores com ajuste e rebatimento elétricos
- Freio de estacionamento eletrônico
- Função Auto Hold
- Faróis de neblina
- Rodas de liga leve aro 17
Itens de segurança
- Duplo airbag frontal
- Duplo airbag lateral
- Isofix
- Freios ABS
- Controle de estabilidade
- Controle de tração
- Assistente de partida em rampa
Como é o motor?
O HR-V é equipado com motor 1.8 de 140 cv e 17,4 kgfm de torque, combinado com uma transmissão do tipo CVT, com emulação de sete marchas.
Apesar do motor não ser o mais moderno do mercado, o conjunto oferece ótimo comportamento e bastante eficiência, graças a transmissão, que privilegia a economia de combustível, mantendo a rotação sempre baixa quando não há demanda de torque.
Como é consumo?
Segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), o consumo do Honda HR-V EXL, 2016, é:
Combustível | Urbano | Rodoviário |
---|---|---|
Gasolina | 10,5 km/l | 12,1 km/l |
Etanol | 7,1 km/l | 8,5 km/l |
Qual é a capacidade do porta-malas?
O porta-malas do HR-V faz inveja na atual geração. O modelo leva generosos 437 litros de volume. O SUV tem carga útil de 464 kg.
Qual é a suspensão do Honda HR-V EXL?
O HR-V não tem refinamentos sob o assoalho. A suspensão recorre ao popular sistema McPherson (frente) e eixo de torção (traseira).
Apesar de ser um SUV, o HR-V tem bom acerto, que garante muita estabilidade em velocidades elevadas, muito em função da altura livre de apenas 15,8 cm.
Freios
O HR-V combina discos ventilados (frente) com discos sólidos (traseira).
Pontos Positivos
- Estilo
- Acabamento
- Consumo
Pontos Negativos
- Manutenção cara
- Farol de parábola única
O post Usados: Honda HR-V topo de linha que custa menos que compacto automático apareceu primeiro em AutoPapo.
Comentários
Postar um comentário