Usados: Honda HR-V topo de linha que custa menos que compacto automático

A nova geração do HR-V chegou ao mercado no ano passado e um comentário recorrente em nossos testes sempre pontua o preço elevado do SUV japonês. De fato, o HR-V nunca foi barato, mas preços entre R$ 150 mil e R$ 190 mil afastam o consumidor.

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Assim, que é fã da marca, mas não tem cacife para bancar a nova geração, terá que se contentar com uma unidade usada. Assim, trouxemos um raio-x do HR-V EXL 1.8, ano 2016, opção topo de linha do primeiro ano de mercado do modelo.

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Primeira geração do HR-V tem linhas elegantes que se mantiveram atuais mesmo com a chegada da nova geração

O que verificar antes da compra?

  • Procedência
  • Estado de conservação
  • Histórico de ocorrências
  • Registros de manutenção no manual do proprietário
  • Documentação e pendências junto ao Detran e financeiras
  • Avaliação de um mecânico

O que verificar no ato da compra?

  • Pastilhas de freio
  • Velas de ignição
  • Cabo de vela
  • Bateria
  • Bomba de combustível
  • Corrente de comando (motor)
  • Correia de serviço
  • Tensionador da correia

Clientes costuma a reclamar da baixa durabilidade do tensionador da correia de serviço. Ela passa a funcionar de forma ineficaz de forma precoce, abaixo dos 50 mil km.

O que trocar quando comprar um Honda HR-V?

  • Filtro de óleo
  • Filtro de ar
  • Filtro de combustível
  • Lubrificante
  • Líquido de arrefecimento
  • Tensionador
  • Correia de serviço

Se o tensionador costuma a falhar precocemente, convém substituí-lo e também a correia de serviço. Afinal, uma ruptura poderá deixar o motorista na mão, principalmente porque o alternador deixará de recarregar a bateria.

Ficha técnica Honda HR-V EXL 1.9 CVT (2016)

O HR-V chegou ao mercado em 2016 para ser a aposta no florescente segmento de SUVs compactos. O modelo estreou no mesmo ano que Jeep Renegade e Peugeot 2008. Ele fez tanto sucesso que foi líder do segmento naquele ano.

Qual é sua carroceria?

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Porta-malas comporta 434 litros de volume

SUV compacto, quatro portas e capacidade de cinco ocupantes.

Onde era feito?

Produzido na unidade de Sumaré (SP).

Quanto custa?

R$ 88.238 (Fipe)

Preço médio no varejo?

No mercado de usados os valores encontrados do HR-V EXL, anos 2016, variam entre R$ 83 mil e R$ 95 mil. O preço médio gira em torno de R$ 89 mil, bem parelho com o valor de referência da Fipe.

O que o HR-V EXL oferece?

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Acabamento do SUV japonês é refinado, com direito a multimídia e climatização digital
  • Bancos revestidos em couro
  • Volante multifuncional
  • Borboletas para troca de marchas
  • Computador de bordo
  • Direção elétrica
  • Ar-condicionado digital
  • Multimídia (com CD Player, Bluetooth, rádio e MP3)
  • Porta HDMI para espelhar celular
  • Navegador GPSCâmera de ré
  • Vidros elétricos dianteiros
  • Vidros elétricos traseiros
  • Retrovisores com ajuste e rebatimento elétricos
  • Freio de estacionamento eletrônico
  • Função Auto Hold
  • Faróis de neblina
  • Rodas de liga leve aro 17

Itens de segurança

  • Duplo airbag frontal
  • Duplo airbag lateral
  • Isofix
  • Freios ABS
  • Controle de estabilidade
  • Controle de tração
  • Assistente de partida em rampa

Como é o motor?

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Motor 1.8 de 140 cv oferece bom desempenho e consumo moderado

O HR-V é equipado com motor 1.8 de 140 cv e 17,4 kgfm de torque, combinado com uma transmissão do tipo CVT, com emulação de sete marchas.

Apesar do motor não ser o mais moderno do mercado, o conjunto oferece ótimo comportamento e bastante eficiência, graças a transmissão, que privilegia a economia de combustível, mantendo a rotação sempre baixa quando não há demanda de torque.

Como é consumo?

Segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), o consumo do Honda HR-V EXL, 2016, é:

Combustível Urbano Rodoviário
Gasolina 10,5 km/l 12,1 km/l
Etanol 7,1 km/l 8,5 km/l

Qual é a capacidade do porta-malas?

O porta-malas do HR-V faz inveja na atual geração. O modelo leva generosos 437 litros de volume. O SUV tem carga útil de 464 kg.

Qual é a suspensão do Honda HR-V EXL?

O HR-V não tem refinamentos sob o assoalho. A suspensão recorre ao popular sistema McPherson (frente) e eixo de torção (traseira).

Apesar de ser um SUV, o HR-V tem bom acerto, que garante muita estabilidade em velocidades elevadas, muito em função da altura livre de apenas 15,8 cm.

Freios

O HR-V combina discos ventilados (frente) com discos sólidos (traseira).

Pontos Positivos

  • Estilo
  • Acabamento
  • Consumo

Pontos Negativos

  • Manutenção cara
  • Farol de parábola única

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