Usados: Honda HR-V topo de linha que custa menos que compacto automático

A nova geração do HR-V chegou ao mercado no ano passado e um comentário recorrente em nossos testes sempre pontua o preço elevado do SUV japonês. De fato, o HR-V nunca foi barato, mas preços entre R$ 150 mil e R$ 190 mil afastam o consumidor.

VEJA TAMBÉM:

Assim, que é fã da marca, mas não tem cacife para bancar a nova geração, terá que se contentar com uma unidade usada. Assim, trouxemos um raio-x do HR-V EXL 1.8, ano 2016, opção topo de linha do primeiro ano de mercado do modelo.

sss
Primeira geração do HR-V tem linhas elegantes que se mantiveram atuais mesmo com a chegada da nova geração

O que verificar antes da compra?

  • Procedência
  • Estado de conservação
  • Histórico de ocorrências
  • Registros de manutenção no manual do proprietário
  • Documentação e pendências junto ao Detran e financeiras
  • Avaliação de um mecânico

O que verificar no ato da compra?

  • Pastilhas de freio
  • Velas de ignição
  • Cabo de vela
  • Bateria
  • Bomba de combustível
  • Corrente de comando (motor)
  • Correia de serviço
  • Tensionador da correia

Clientes costuma a reclamar da baixa durabilidade do tensionador da correia de serviço. Ela passa a funcionar de forma ineficaz de forma precoce, abaixo dos 50 mil km.

O que trocar quando comprar um Honda HR-V?

  • Filtro de óleo
  • Filtro de ar
  • Filtro de combustível
  • Lubrificante
  • Líquido de arrefecimento
  • Tensionador
  • Correia de serviço

Se o tensionador costuma a falhar precocemente, convém substituí-lo e também a correia de serviço. Afinal, uma ruptura poderá deixar o motorista na mão, principalmente porque o alternador deixará de recarregar a bateria.

Ficha técnica Honda HR-V EXL 1.9 CVT (2016)

O HR-V chegou ao mercado em 2016 para ser a aposta no florescente segmento de SUVs compactos. O modelo estreou no mesmo ano que Jeep Renegade e Peugeot 2008. Ele fez tanto sucesso que foi líder do segmento naquele ano.

Qual é sua carroceria?

sss
Porta-malas comporta 434 litros de volume

SUV compacto, quatro portas e capacidade de cinco ocupantes.

Onde era feito?

Produzido na unidade de Sumaré (SP).

Quanto custa?

R$ 88.238 (Fipe)

Preço médio no varejo?

No mercado de usados os valores encontrados do HR-V EXL, anos 2016, variam entre R$ 83 mil e R$ 95 mil. O preço médio gira em torno de R$ 89 mil, bem parelho com o valor de referência da Fipe.

O que o HR-V EXL oferece?

sss
Acabamento do SUV japonês é refinado, com direito a multimídia e climatização digital
  • Bancos revestidos em couro
  • Volante multifuncional
  • Borboletas para troca de marchas
  • Computador de bordo
  • Direção elétrica
  • Ar-condicionado digital
  • Multimídia (com CD Player, Bluetooth, rádio e MP3)
  • Porta HDMI para espelhar celular
  • Navegador GPSCâmera de ré
  • Vidros elétricos dianteiros
  • Vidros elétricos traseiros
  • Retrovisores com ajuste e rebatimento elétricos
  • Freio de estacionamento eletrônico
  • Função Auto Hold
  • Faróis de neblina
  • Rodas de liga leve aro 17

Itens de segurança

  • Duplo airbag frontal
  • Duplo airbag lateral
  • Isofix
  • Freios ABS
  • Controle de estabilidade
  • Controle de tração
  • Assistente de partida em rampa

Como é o motor?

ss
Motor 1.8 de 140 cv oferece bom desempenho e consumo moderado

O HR-V é equipado com motor 1.8 de 140 cv e 17,4 kgfm de torque, combinado com uma transmissão do tipo CVT, com emulação de sete marchas.

Apesar do motor não ser o mais moderno do mercado, o conjunto oferece ótimo comportamento e bastante eficiência, graças a transmissão, que privilegia a economia de combustível, mantendo a rotação sempre baixa quando não há demanda de torque.

Como é consumo?

Segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), o consumo do Honda HR-V EXL, 2016, é:

Combustível Urbano Rodoviário
Gasolina 10,5 km/l 12,1 km/l
Etanol 7,1 km/l 8,5 km/l

Qual é a capacidade do porta-malas?

O porta-malas do HR-V faz inveja na atual geração. O modelo leva generosos 437 litros de volume. O SUV tem carga útil de 464 kg.

Qual é a suspensão do Honda HR-V EXL?

O HR-V não tem refinamentos sob o assoalho. A suspensão recorre ao popular sistema McPherson (frente) e eixo de torção (traseira).

Apesar de ser um SUV, o HR-V tem bom acerto, que garante muita estabilidade em velocidades elevadas, muito em função da altura livre de apenas 15,8 cm.

Freios

O HR-V combina discos ventilados (frente) com discos sólidos (traseira).

Pontos Positivos

  • Estilo
  • Acabamento
  • Consumo

Pontos Negativos

  • Manutenção cara
  • Farol de parábola única

O post Usados: Honda HR-V topo de linha que custa menos que compacto automático apareceu primeiro em AutoPapo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entregador que mostrava bunda para radar teve moto aprendida

Voltz Motors confirma 5 novos modelos de motos elétricas para o Brasil

Michael Jordan compra Hennessey Venom F5 de 1.842 cv de potência