Balance Bike: uma nova maneira de ensinar as crianças a pedalar
Você muito provavelmente já deve ter visto por aí algumas crianças “pedalando” em uma bike sem pedal, as famosas balance bike (ou bike de equilíbrio). Esse modelo ganhou força a partir de 2007 e desde então muitas marcas nacionais e internacionais começaram a produzir. E não é atoa que essa bicicleta faz sucesso.
Por que ensinar seu filho a pedalar com uma balance bike?
Com uma bicicleta de equilíbrio, a criança aprende primeiro a equilibrar-se, e por último a pedalar. Diferente de uma bicicleta normal equipada com rodinhas laterais, a criança aprende primeiro a pedalar e por último a se equilibrar.
Geralmente, andar em uma bicicleta com pedais é muito difícil para a maioria das crianças mais novas e as rodas laterais podem encorajar a criança a aprender alguns comportamentos que mais tarde precisarão ser eliminados.
Como funciona uma bicicleta de equilíbrio infantil?
Como o próprio nome já sugere, essa bicicleta tem o foco no equilíbrio. Há a necessidade de se equilibrar e manter a força adequada em cada perna para movimentar a bicicleta e isso envolve muita coordenação.
Conforme essa passada se torna mais segura, a criança passa a sentar e aproveitar o embalo, iniciando o processo de equilíbrio gravitacional, ou seja, da coordenação na distribuição da força e percepção dessa disposição em cada lado do corpo e isso influencia muito nos processos de desenvolvimento da lateralidade e percepção espacial da criança, sem contar na coordenação motora.
Qual a idade para usar uma balance bike?
Cada criança possui seu próprio tempo, mesmo que as condições de ambiente, família e afins sejam parecidas. Assim como existem crianças que aprendem a andar com menos de um ano e aquelas que demoram um pouco mais. A quantidade e a forma de estímulos psicomotores são muitos e podem influenciar em alguns pontos.
Mas para usar uma bicicleta de equilíbrio não tem “receita pronta”. Assim que a criança já caminha bem e consegue manter seu corpo equilibrado na maior parte do tempo, a balance bike já pode ser inserida na vida dela, com um detalhe que ajuda mais que a bicicleta de rodinhas – a inexistência de apoios, o que auxilia no desenvolvimento da coordenação.
Quanto ao uso deste modelo de bike, é bom sempre verificar a marca ou fabricante e suas indicações, principalmente de peso e tamanho, com a ergonomia correta para cada criança e durabilidade do produto também.
Opções de balance bike disponíveis no mercado
Separamos algumas opções de bicicletas de equilíbrio
1. Sense Grom
A bike de equilíbrio da Sense feita em alumínio, para que a criança utilize seus pés como principal suporte para se equilibrar e acelerar a bike, alcançando maior destreza e vivenciando novas aventuras a cada dia. Seu quadro vem disponível em duas cores: alumínio com acqua e alumínio com rosa.
2. Caloi Balance Bike
Com maçaneta de fácil acionamento, limitador de giro de guidão, selim em PU e regulagem de altura, a Balance Bike Caloi com Freio acompanha o crescimento da criança, promovendo diversão de forma segura.
3. Nathor Balance Bike
A bicicleta Balance Nathor conta com limitador de giro do guidão (garantindo mais segurança), pneus em E.V.A. (mais leves e antiderrapantes), freio traseiro a tambor e regulagem de altura do selim de PU.
O post Balance Bike: uma nova maneira de ensinar as crianças a pedalar apareceu primeiro em AutoPapo.
Comentários
Postar um comentário