No mundo dos jogos de corrida, 2022 foi quase trágico

Jogos de corrida nunca tiveram o mesmo apelo que as franquias de esportes, assim como jogos de luta e Action RPGs. Mas todos os anos surgem games fedendo a gasolina para nossa alegria.

VEJA TAMBÉM:

Listei cinco jogos de corrida que testei este ano. Dois foram surpreendentes, já outros três deixaram muito a desejar. Vamos começar pelo pior.

Grid Legends

“Grid Legends” foi a primeira grande decepção do ano. A aquisição da Codemasters pela Electronic Arts, no ano anterior, já era um presságio de algo de ruim aconteceria. E aconteceu.

grid legends shelby cobra JOGOS DE CORRIDA 2022
“Grid Legends” tem bons gráficos e várias modalidades, mas retrocedeu em realismo (Foto: Codemasters | Divulgação)

O game é fraco, os produtores adicionaram um dramalhão mexicano no game. Uma espécie de “Malhação” gravada no paddock. A jogabilidade não Evoluiu, comparado com “Grid”, de 2019, o jogo andou para trás.

O jogo é chato e enfadonho, com desafios medianos. Uma produção bem aquém do jogo original de 2007 e os posteriores.

F1 22

Quando a EA foi até ao Reino Unido com um montão de dinheiro para comprar a Codemaster. Ela queria mesmo era abocanhar o game oficial da Fórmula 1. A EA já tinha produzido os jogos da categoria nos anos 2000 e sabia que poderia faturar muito com o jogo da FIA.

f1 22 game mercedes cockpit
Para sair da mesmice, “F1 22” adicionou modo de vida do jogador, com vendas de itens cosméticos (Foto: EA | Divulgação)

Em “F1 22”, o game não mostra evolução em relação ao título anterior. A grande “novidade” foi a inclusão do mercado de quinquilharias cosméticas. O jogador pode mobiliar o apartamento de luxo de seu piloto. Ele também pode comprar carros de luxo. Tudo isso, utilizando o dinheirinho virtual, comprado com grana de verdade.

O jogo ficou burocrático. Em “F1 21” era legal “viver” o desenvolvimento do carro, alocando a grana para melhorar aerodinâmica, suspensão, eletrônica e motor. Era um respiro entre uma prova e a classificação da próxima. Mas para brincar de mobiliar casa, prefiro jogar “The Sims”.

Need For Speed Unbound

Esse aí nem foi uma surpresa. Há muito que a franquia “Need For Speed” perdeu a graça. Desde o jogo de 2015, que a série murchou. Em Unbound, a história é a mesma de sempre: o jogador assume o papel de um corredor que chega na cidade e desafia os donos das ruas.

need for speed unbound reveal screenshot 5
Infantilizado, “NFS Unbound” só fez número no segmento de jogos de corrida em 2022 (Foto: EA | Divulgação)

Visualmente o game é bonito, mas a EA encheu o jogo de efeitos cartunescos e personagens com estética de revistinha em quadrinhos. Ficou infantilizado.

A jogabilidade é arcade puro, com saltos bizarros e manobras fáceis de serem executadas. Mas a mecânica do jogo regrediu, comparado com “Heat”.

Horizon Chase 2

Mas o ano não está perdido. O game brasileiro “Horizon Chase 2” chegou ao mercado no segundo semestre para Apple Arcade. O game é um sucessor direto do título original. Mas ao invés de ser inspirado em clássicos 16 bits, como “Top Gear”, o jogo evoluiu para as produções contemporâneas para mobile.

horizon chase 2 apple arcade iphone5
“Horizon Chase 2” foi um dos melhores jogos de corrida de 2022 (Foto: Aquiris | Divulgação)

O jogo evoluiu graficamente, com carros e cenários mais detalhados. O jogador pode modificar o visual dos modelos, assim como instalar melhorias mecânicas.

O game ficou lindo, uma pena que só tem versão para iPhone e iPad. Se sair para consoles, vale a pena comprar.

Gran Turismo 7

Sim, “Gran Turismo 7” é o melhor game de corridas de 2022. Não tem ninguém que brigue com ele. O jogo resgatou elementos do título original de 1997, como a loja de usados, assim como as oficinas e até mesmo modificações visuais.

“GT7” sabe combinar o modo carreira solo, com suas modalidades online e acesso às competições oficiais, que foram inseridas com “Gran Turismo Sport”. Ou seja, dá para jogar sozinho ou com a rapaziada, numa boa.

A pilotagem também evoluiu, ele ainda não é um simulador realista como o nome sugere, mas mostra uma evolução considerável no comportamento dinâmico dos carros. O “peso” da frenagem e das acelerações trazem reações imediatas.

toyota celica gran turismo 7
O Celica GT-Four já protagonizou “Sega Rally” ao lado do Lancia Delta (Foto: Polyphony Digital | Divulgação)

Claro que há muito que evoluir. O jogo precisa ampliar a oferta de pistas e expandir ainda mais a garagem. Mas aos poucos, novas máquinas são adicionadas e game vai ficando mais divertido.

Jogos de corrida 2023

Para 2023, a grande aposta dos setor será o novo “Forza Motorsport”, desenhado para rodar no Xbox Series X/S. Game irá apostar mais uma vez nas provas em circuito fechado. No trailer divulgado pela Microsoft, o game promete gráficos extremamente realistas com efeitos de iluminação e sombras impecáveis. Também é esperado melhorias de física e dirigibilidade.

O post No mundo dos jogos de corrida, 2022 foi quase trágico apareceu primeiro em AutoPapo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entregador que mostrava bunda para radar teve moto aprendida

Voltz Motors confirma 5 novos modelos de motos elétricas para o Brasil

Michael Jordan compra Hennessey Venom F5 de 1.842 cv de potência