Volkswagen testa caminhão autônomo nacional que dispensa motorista e ajuda na colheita


Veículo atua ao lado de colheitadeiras para assegurar maior produtividade e eficiência à operação Em 2019 a Volkswagen Caminhões e Ônibus, em parceria com a Ambev, deu início a um processo de eletrificação de sua frota, com o E-Delivery, seu inaugural modelo totalmente elétrico. Este foi um dos primeiros passos para que a marca pudesse virar a chavinha e começar a apostar em veículos não movidos à combustão. Dito isso, a marca agora dá outro passo importante – e ousado, dessa vez na direção da automação dos veículos: um caminhão autônomo. Veja também Este é o primeiro veículo da empresa que será capaz de trafegar normalmente sem qualquer tipo de condutor. Estamos falando de um Constellation 31.280 8x4, um pesado com motor Man D08 turbodiesel de 280 cv e câmbio automatizado de 12 velocidades. Já em período de avaliações, o veículo pode atuar em conjunto com as colheitadeiras agrícolas, no campo. O foco da marca são as lavouras de cana-de-açúcar, no interior de São Paulo. O objetivo do caminhão é assegurar maior produtividade e eficiência à operação. Também está atrelado ao caminhão um sistema de geoposicionamento em tempo real. Esse mecanismo identifica a posição do pesado e segue a rota pré-programada, com precisão de 2,5 cm e variações mínimas, permitindo que o veículo seja capaz de manter a trajetória planejada, controlar a velocidade, reconhecer placas de sinalização, obstáculos e até pedestres (sem motorista). O exemplar traz auxílio para partidas em rampa, que tem como objetivo aumentar a segurança e facilitando a operação Foto: Divulgação O piloto automático do cavalo mecânico é, segundo a marca, ‘’outra das soluções utilizadas para a segurança e precisão na operação’’. É possível decidir a velocidade a ser cumprida na atividade. Vale ressaltar que mesmo com o modo autônomo ligado, o motorista pode desativá-lo a qualquer momento e assumir o controle do veículo novamente. Outro foco do desenvolvimento e dos teste é o sistema de câmeras, que substitui os retrovisores convencionais e tem visão 360° para melhor visibilidade, principalmente, durante a noite. Dentro, a Volkswagen Caminhões e Ônibus aposta em um painel de comando simples e intuitivo. O objetivo é que qualquer um consiga dominar a máquina, mesmo que não tenha muito contato com tecnologias. Exemplar da VWCO autônomo sendo usado na prática em lavouras de cana-de-açúcar Foto: Divulgação Levando ainda como base as lavouras, o veículo auxiliará as colhedoras de cana-de-açúcar para a operação de transbordo dentro da lavoura e, na sequência, descarregando-a nos veículos de maior porte, que são responsáveis pelo transporte até as usinas. Por fim, o veículo leva um kit canavieiro. O modelo traz diversos itens que adaptam o caminhão à operação no segmento sucroalcooleiro. Dentre eles estão a grade de proteção frontal “quebra mato”, escapamento vertical, pré-filtro agrícola, proteção inferior do radiador “peito de aço”, protetor de alternador contra palha, protetor térmico das tubulações do sistema pneumático (freio), além da tela de proteção do radiador, pontos de ar para limpeza da cabine e da grade frontal e chicote elétrico com proteção robusta, e tomada de força. Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital. Mais Lidas

source https://autoesporte.globo.com/onibus-e-caminhoes/noticia/2022/09/volkswagen-testa-caminhao-autonomo-nacional-que-dispensa-motorista-e-ajuda-na-colheita.ghtml

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entregador que mostrava bunda para radar teve moto aprendida

Voltz Motors confirma 5 novos modelos de motos elétricas para o Brasil

Michael Jordan compra Hennessey Venom F5 de 1.842 cv de potência