Pneus de MTB: tudo o que você precisa saber
A escolha do pneu pode influenciar muito o seu pedal, pois ele é um componente importante para trazer mais conforto, performance e diversão em uma moutain bike (MTB). E a melhor do pneu de MTB escolha varia de acordo com o terreno, condição climática e objetivo do ciclista. Então vale entender melhor sobre esse assunto:
Materiais que compõem pneu de bicicleta
Os materiais existentes na composição e fabricação de pneus para bicicletas influenciam na resistência, no peso e preços. Existem pneus com arame na borda de encaixe com o aro, os pneus com aramida na borda que é conhecido por possuir a tecnologia kevlar (deixa o pneu leve e dobrável) e os pneus kevlar tubeless para usar com selante.
VEJA TAMBÉM:
- Vai sair de bike? Veja 5 itens que você deve verificar antes!
- Conhece gravel bike? A bicicleta ideal para asfalto e estradas de terra
- Você conhece todos os tipos de bicicleta? Descubra a melhor para você
TPI do pneu MTB
Além desses detalhes, outra característica interessante são os TPI. O TPI é a quantidade de fios de nylon por polegada quadrada presente no pneu, ou seja, são como fibras encostadas e então não há espaços para borrachas. Os TPI deixam o pneu mais flexível, se moldam no chão e nos obstáculos.
Neste sentido, no pneu existe a descrição de quantos TPI. Quanto maior a quantidade de TPI mais leve e mais flexível será. Já no caso dos pneus com menos TPI, significa que há borracha entre os fios, o que deixa o pneu mais pesado, porém mais resistentes a rasgos e a cortes.
Importância dos cravos, tamanhos e disposição
Os cravos são responsáveis pela aderência (também chamada de grip) em uma trilha. Eles determinam a tração e segurança na hora de passar por galhos, pedras, cascalhos, etc.
Cravos baixos e mais próximos são voltados para terrenos secos, duros e com poucos obstáculos. Este tipo de desenho do pneu também oferece mais velocidade ao pedal. Enquanto cravos altos e espaçados são feitos para locais enlameados, e com muitas dificuldades, onde é preciso ter bastante estabilidade.
A quantidade e o formato dos cravos nas laterais dos pneus para MTB também são fundamentais para a estabilidade em curvas. Muitos cravos prometem bastante estabilidade, enquanto menos, pouca.
Quanto custa um pneu de MTB?
Os valores de um pneu de Mountain Bike podem variar muito, por conta do seu peso, modelo e borracha, mas você pode encontrar pneus a partir de R$34,00 em sites e lojas especializadas.
Furo no pneu de MTB
Entre os recuros para evitar furos no pneu de MTB, destaque para calibragem correta, fita antifuro, uso de pneus tubeless e protetor de aro. Saiba mais detalhes de cada um nesta matéria (clique aqui).
Três opções de pneus para mountain bike.
Existem diversas marcas de pneu MTB no mercado e cada uma pode atender melhor a sua necessidade. Mas listo aqui 3 opções que valem a pena serem analisadas.
1. Pneu Schwalbe Magic Mary
O Schwalbe Magic Mary é, indiscutivelmente, um dos pneus favoritos entre os atletas de downhill e enduro: possuindo características perfeitas para quase todas as pistas e condições, o perfil intermediário e sofisticado do produto foi combinado com os melhores compostos para elevar ainda mais o desempenho dos amantes de mountain bike.
Com design de cravo aberto, o pneu fornece tração máxima na frenagem e aderência das curvas, mesmo em terrenos lamacentos.
2. Pneu Kenda Karma
O pneu de MTB Kenda Karma, famoso pneu da marca taiwanesa Kenda, foi especialmente criado para pedais de cross-country em terrenos macios ou com lama. Totalmente compatível com tubeless e, inicialmente, desenvolvido como um pneu para treinos e competições de XC, o Karma 2 Pro também é uma ótima opção para quem busca um pneu rápido e aderente para bikes de trail leve e downcountry em todos os tipos de terrenos.
3. Pneu Michelin Force
O pneu de MTB Michelin Force é construído com 3 tecnologias de ponta:
- Três layers com camadas que otimizam as deformações advindas dos altos ciclos de rolagem.
- Attached Cord com 10 cabos de nylon a cada centímetro, isso promove vedação interna e externa assegurando a estabilidade do pneu, também responsável pela proteção anti-furos.
- Banda de rodagem com cravos resistentes que aumentam as trações ao mesmo tempo que dissipa a umidade e otimiza as altas temperaturas proporcionando aderência e segurança.
O post Pneus de MTB: tudo o que você precisa saber apareceu primeiro em AutoPapo.
Comentários
Postar um comentário