Nova bateria que promete carregar carro elétrico em 10 minutos chega ao mercado em 2023


Componente poderá gerar autonomia suficiente para que o veículo rode até 1.000 km Fornecedora da Tesla e da Volkswagen, a fabricante chinesa CATL desenvolveu uma nova bateria cuja tecnologia promete estender a autonomia de veículos elétricos para até 1.000 quilômetros. Além disso, ela garante que o tempo de recarga será próximo ao gasto para encher o tanque de um carro a combustão: bastarão 10 minutos para recuperar 80% da carga da bateria. Veja também O grande chamariz da nova geração do componente está na densidade energética, de 255 Wh/kg. Em comparação, baterias compostas por níquel-manganês-cobalto - utilizadas em maior escala na indústria automotiva - chegam próximo de 200 Wh/kg. Batizadas de Qilin, as novas baterias da CATL têm uma porcentagem ativa recorde do volume total, de 72%. Isso significa que cerca de 72% da célula é dedicada somente à bateria, sem contar o espaço para armazenar os dispositivos de gerenciamento e segurança, por exemplo. Para ter uma ideia, na primeira geração dessa bateria, a porcentagem ficava em 50%. País tem apenas um posto de recarga ultrarrápido, de 350 kWh Divulgação Esse alta densidade energética promete que o carro tenha uma autonomia bem maior que a de modelos elétricos atuais, podendo rodar até 1.000 km com uma única carga. Vale pontuar que esse número muda conforme o estilo de condução e o uso do automóvel. A nova geração promete também reduzir o tempo gasto na recarga do veículo. Em fontes de carga rápida, será possível carregar de 10% a 80% da bateria em 10 minutos. Por trás dessa rapidez está um novo sistema de resfriamento celular, cuja potência para troca de calor é quatro vezes maior que na geração anterior. Na prática, há uma maior troca energética em menor tempo, mas sem o perigo de o sistema superaquecer. A fabrica, que é a maior do mundo em produção de baterias, anunciou que os novos componentes devem equipar os primeiros veículos a partir de 2023. Além de Tesla e Volkswagen, a CATL também firmou parceria com a BMW para o fornecimento de células cilíndricas de íon-lítio a partir de 2025. A BMW é a montadora que vende o carro elétrico de maior autonomia do Brasil, o iX. Para testar se os 620 km de autonomia são reais, fomos de São Paulo (SP) até o Rio de Janeiro (RJ) sem carregar o SUV. Será que conseguimos chegar? Aperte o play e descubra! Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital. Mais Lidas

source https://autoesporte.globo.com/um-so-planeta/noticia/2022/06/nova-bateria-que-promete-carregar-carro-eletrico-em-10-minutos-chega-ao-mercado-em-2023.ghtml

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entregador que mostrava bunda para radar teve moto aprendida

Voltz Motors confirma 5 novos modelos de motos elétricas para o Brasil

BYD Tan: SUV elétrico de luxo com origem chinesa chega ao Brasil