Scooter movida a hidrogênio solta água no escapamento e estreia em 2023


Nova AM1 é mais sustentável que modelos elétricos e tem tecnologia de carro da Toyota A primeira scooter movida a hidrogênio produzida na França será lançada no mercado europeu em 2023. A nova AM1 é fruto da parceria entre a startup francesa Mob-ion e a desenvolvedora Pragma Industries, e está na fase final de desenvolvimento. A Mob-ion foi fundada em 2016 com foco na mobilidade eletrificada. A própria scooter AM1 já conta com uma versão totalmente elétrica na França, mas essa é a primeira vez que a empresa se aventura nas células de combustível. Veja também Para desenvolver a nova AM1, a Mob-ion contou com o auxílio da Pragma Industries, que já utilizava pequenas células de combustível para criar bicicletas eletro-assistidas. A parceria resultou na primeira scooter movida a hidrogênio da França. Autonomia da AM1 ainda não foi revelada Divulgação A AM1 chegará ao mercado europeu em duas versões: L1e (equivalente a uma scooter de 50 cc) e L3e (equivalente a 125 cc). A fabricante promete quatro anos de garantia, mas ainda terá que lutar contra a falta de infraestrutura para veículos movidos a hidrogênio na Europa. Como funciona? Cartucho de célula de hidrogênio da AM1 Divulgação A AM1 terá espaço para dois cartuchos do tamanho de latas de refrigerante, que levam o hidrogênio usado para mover a scooter. Enquanto veículos elétricos precisam de tempo para recarregar, os que usam células de combustível de hidrogênio são abastecidos da forma convencional, em alguns minutos. A vantagem dos veículos movidos a hidrogênio é que eles não emitem gases tóxicos na atmosfera. Apenas água e vapor são formados no sistema de escape. Assim como o Toyota Mirai, a scooter AM1 tem uma estação localizada no centro do assoalho que efetua a reação química para colocá-la em movimento. Scooter elétrica AM1 compartilha tecnologia com o Toyota Mirai Divulgação O veículo capta o oxigênio do ambiente e leva para essa estação, junto do hidrogênio. A célula-combustível divide o hidrogênio em duas moléculas, gerando eletricidade. A outra molécula de hidrogênio se une ao oxigênio, formando água – líquida ou vaporizada. Por fim, a energia que se forma da reação é levada para um conversor, que faz o motor elétrico funcionar. A água é expelida pela válvula de escape. Como mencionamos anteriormente, postos que oferecem hidrogênio nas bombas são raros até mesmo em países desenvolvidos. Na cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos, que tem uma das maiores infraestruturas para veículos elétricos do mundo, apenas 13 postos oferecem hidrogênio. Resta saber se o mercado europeu – onde scooters elétricas estão em alta – vai comprar a ideia dos modelos movidos a células de hidrogênio. Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital. Mais Lidas

source https://autoesporte.globo.com/um-so-planeta/noticia/2022/05/scooter-movida-a-hidrogenio-solta-agua-no-escapamento-e-estreia-em-2023.ghtml

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