A tabela Fipe ainda é referência para a compra e venda de carros usados e seminovos?


Índice que serve como parâmetro no mercado é atualizado todo mês, mas alta na inflação tende a distorcer os preços Principal referência para precificação de carros usados e seminovos, a Tabela Fipe reúne dados coletados em todo o Brasil para fazer uma média do valor praticado para um determinado veículo. Com o passar do tempo, no entanto, outras tabelas de preços surgiram com a premissa de mostrar um preço ainda mais apurado do automóvel, refletindo seu valor real. Mas será que nesse meio tempo, a Tabela Fipe perdeu força e credibilidade, e passou a ser descreditada? Veja também Autoesporte entrou em contato com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) para entender um pouco sobre sua metodologia de pesquisa. De acordo com o órgão, o levantamento de preços começa todo dia 15 e vai até o dia 5 do mês seguinte. Então, o processamento de dados colhidos vai até o dia 20. Os resultados são publicados no dia 1º do mês seguinte. "O que a Fipe considera é que tem uma defasagem média de 36 dias entre o levantamento dos dados e a publicação no site", afirma a assessoria da Fundação. Tabela Fipe tem uma defasagem média de 36 dias Arquivo Pessoal Vale lembrar que o instituto capta preços de anúncios e exclui os valores muito altos e muito baixos para calcular a média. Ele também desconsidera veículos blindados e automóveis de teste, por exemplo. O que essa defasagem significa na prática? Segundo Cassio Pagliarini, sócio da consultoria automotiva Bright Consulting, essa defasagem de mais de um mês impede que o valor atual do veículo seja publicado com exatidão. Ele explica que, em períodos como 2017 e 2018, quando tínhamos no máximo 0,17% de aumento ao ano, a metodologia da Fipe não era um problema. "Mas agora que nós tivemos um aumento de 16% (no preço), a tabela está defasada", explica. Em 2021, inflação acumullada sobre carros usados ficou em 16% Divulgação No entanto, o consultor acredita que, no momento em que os preços se estabilizarem, a Fipe voltará a mostrar um valor que melhor representa a realidade. Mesmo assim, Cassio considera que a Tabela segue como uma referência no mercado de usados. O presidente da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), Enilson Espínola Sales de Souza, também afirma que a metodologia da índice peca pela falta de imediatismo. "Temos comentado muito com os nossos afiliados. A Fipe acaba tendo uma defasagem de 40 dias, mais ou menos", comenta. Seja como for, a tabela ainda serve como parâmetro para cotações de seguros, licenciamento e IPVA, por exemplo. Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital. Mais Lidas

source https://autoesporte.globo.com/carros/usados-e-seminovos/noticia/2022/03/a-tabela-fipe-ainda-e-referencia-para-a-compra-e-venda-de-carros-usados-e-seminovos.ghtml

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