Novo BMW M3: muito além da performance


Combinação de qualidades levou o superesportivo à vitória na categoria Carro Superpremium do Prêmio “Carro do Ano”, da revista Autoesporte Que o BMW M3 é um verdadeiro carro de corrida livre para circular nas ruas, não é nenhuma novidade. Claro que colar as costas do motorista no banco - ou provocar um sorriso de orelha a orelha com um contra esterço - ainda é o seu principal atributo. No entanto, resumir a recém-lançada sexta geração apenas ao seu comportamento visceral seria uma grande injustiça. O novo BMW M3 também é sinônimo de inovação e do que há de mais moderno em tecnologia automotiva - seja em assistência ao motorista, conforto, conectividade - e, óbvio, performance. Não à toa, o BMW M3 foi o grande vencedor do prêmio Carro do Ano, na categoria “Carro Superpremium”, da Revista Autoesporte, a mais tradicional premiação da imprensa especializada. Afinal, a combinação de qualidades o faz extrapolar o universo dos carros de alta performance. Que tal conhecer um pouco mais de toda tecnologia embarcada nesta verdadeira besta das pistas, e que convenceu os jurados de que não havia modelo Superpremium melhor? Cabine futurista Ao volante do BMW M3 pela primeira vez, claro que detalhes esportivos chamam a atenção de imediato - como os bancos tipo concha e os detalhes em fibra de carbono. Mas, da mesma forma, o ambiente tecnológico faz as pupilas dilatarem - principalmente as duas telas digitais. Os detalhes do painel somados ao ambiente tecnológico e ao conforto, transformam a experiência do piloto Divulgação A tecnologia BMW Live Cockpit Professional conta com um painel de instrumentos 12,3 polegadas e um display central, posicionado no topo do console central para melhor visualização. Com 10,25 polegadas, ela tem alta resolução e é sensível ao toque. Além disso, o M3 também conta com o sistema M Head-Up Display. Com ele, o motorista não precisa tirar os olhos da pista, rua ou estrada para fazer a leitura de informações como velocidade e informações do sistema de navegação - que são projetadas diretamente no para-brisa. Um combo de praticidade e segurança. A mesma combinação é encontrada no sistema de comandos de voz do BMW Intelligent Personal Assistant, que cobre as interações mais comuns com o veículo. Assim, o motorista não precisa voltar a atenção para a tela sensível ao toque ou para o iTouch Controller, o botão rotativo com superfície sensível ao toque - que é uma terceira alternativa de acesso aos comandos. E, além de facilitar a vida no dia a dia, o BMW Intelligent Personal Assistant conta com sistema de inteligência artificial, que aprende os hábitos do motorista para fazer ajustes automaticamente - sintonizando a estação de rádio preferida e deixando a temperatura ao gosto do motorista. Assistência ao volante Conduzir o novo BMW M3, com sua esportividade visceral, é uma experiência única. E, para que esta experiência seja ainda mais prazerosa, há uma série de tecnologias para garantir a máxima segurança dos ocupantes - por exemplo, o Driving Assistant Professional. O sistema monitora o entorno do M3 por meio de câmeras e sensores e avisa o motorista (por sinais visuais no painel e sonoros) de situações potencialmente perigosas, como tráfego cruzado, risco de colisão traseira, mudança involuntária de faixa de rolamento, aproximação frontal em velocidade incompatível e presença de outro veículo em ponto cego. O M3 também conta com piloto automático adaptativo, que mantém a velocidade e distância para o carro da frente, acelerando e freando sozinho, de acordo com os parâmetros determinados pelo motorista. Há ainda os faróis Laserlight, tecnologia com impressionante alcance de até 530 metros e que varia a distância do facho conforme a velocidade. Bem, já falamos do comportamento visceral do M3. Você consegue imaginar algo mais oposto a isso do que… fazer baliza? Felizmente, ele conta com o Parking Assistant, que faz manobras de estacionamento em vagas paralelas e perpendiculares sem intervenção do motorista. Seguindo o mesmo espírito, há o Reversing Assist, que refaz os últimos 50 metros percorridos, mas de marcha a ré - extremamente útil para sair de locais apertados - e o Surround View, que permite a visualização de todo o entorno do veículo em visão 360º, exibindo objetos fora do alcance de retrovisores e sensores. Múltiplas personalidades É comum dizer que o habitat natural de um modelo que exala esportividade como o BMW M3 é uma pista de corrida. Mas a eletrônica avançada faz com que isso seja coisa do passado - ele também pode se comportar de forma dócil e suave, permitindo que o motorista deixe as reações do veículo de acordo com seu gosto ou necessidades do momento. O console central possui inúmeras funcionalidades, que ajudam ainda mais a ter o controle do BMW M3 Divulgação Basta acionar o botão “setup” no console central para ter acesso à regulagem, de modo independente, dos parâmetros de resposta do motor, configurações de amortecedor e dos ajustes de direção e freios. No total, são 36 combinações possíveis. Dessa forma, é possível extrair o máximo de desempenho na pista em um track-day, voltar para casa na estrada com todo o conforto e depois passar na escola para pegar os seus filhos. Mais que um carro de pista homologado para as ruas, estamos falando de diferentes personalidades combinadas em um único carro. Conectividade de série Hoje em dia é impossível falar de tecnologia automotiva sem mencionar a conectividade - e o seu valor no dia a dia vai muito além do carregamento de smartphone por indução e preparação para Apple CarPlay e Andoid Auto. O BMW M3 oferece muito mais. O BMW ConnectedDrive, por exemplo, engloba funcionalidades como chamadas de emergência, BMW Teleservices (que detecta a necessidade de manutenção e informa ao concessionário, que entra em contato para agendamento) e serviços como previsão do tempo, portal de notícias e aplicativos. O My BMW App disponibiliza funções remotas, como ligar o motor e o sistema de climatização do veículo pouco antes de sair para deixar a cabine na temperatura ideal, além de travar e destravar portas, dentre outras funções. Também dá para visualizar o entorno do carro pelo smartphone e checar se há alguma movimentação suspeita antes de se dirigir até ele. A BMW também disponibiliza regularmente atualizações de software “over the air” - tal como acontece com smartphones e computadores. Assim, o M3 conta sempre com a versão mais recente com todas as melhorias desenvolvidas pela engenharia da marca. É só baixar pelo My BMW App ou pelo cartão SIM do veículo e, em seguida, instalar. Impressão 3D A inovação tecnológica também está presente no novo M3 em seus processos de produção. O melhor exemplo está no cabeçote do motor 3.0 biturbo de seis cilindros em linha, que atende pela sigla S58. Ele é produzido com impressão 3D, que permite reduzir o peso e criar formas mais complexas que na fundição tradicional - tudo em prol da performance. Esse propulsor, aliás, também foi premiado no “Carro do Ano” - levando o título de “Motor do ano - 2000 cm3 ou acima”. Ele entrega, na versão M3 Competition, 510 cavalos e 66,3 kgfm de torque (a 2750 rpm). Quando equipado com o pacote M Driver, ele leva o BMW M3 a acelerar de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e a velocidade máxima de 290 km/h. E não é que o BMW M3 inovou até na hora de desembarcar aqui no Brasil? O superesportivo foi o primeiro automóvel no Brasil a ser lançado por meio de uma apresentação no TikTok - plataforma de vídeos que é um dos grandes símbolos contemporâneos de inovação e tecnologia. Combinando a altíssima performance, tradicional dos modelos “M”, com as mais avançadas tecnologias automotivas, o novo BMW M3 é a síntese do espírito do puro prazer de dirigir. Confira mais detalhes sobre o BMW M3, vencedor na categoria Superpremium:

source https://autoesporte.globo.com/patrocinado/bmw/noticia/2022/01/novo-bmw-m3-muito-alem-da-performance.ghtml

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entregador que mostrava bunda para radar teve moto aprendida

Voltz Motors confirma 5 novos modelos de motos elétricas para o Brasil

Michael Jordan compra Hennessey Venom F5 de 1.842 cv de potência