Onix, HB20, Polo e outros compactos chegam aos R$ 100 mil e carros populares estão em extinção
Entre janeiro e dezembro, hatches compactos ficam até R$ 25 mil mais caros e reduzem opções de modelos abaixo dos R$ 100 mil Em um passado não tão distante, carro popular era sinônimo de um veículo barato e econômico. Embora seja econômico, o adjetivo "barato" deixou de ser seu sinônimo. Os diversos reajustes de preço promovidos em 2021 fizeram com que hatches mais vendidos do mercado, como Chevrolet Onix e Hyundai HB20 ultrapassassem dos R$ 100 mil. De janeiro a dezembro, a valorização dos hatches compactos chegou perto de 30%, dependendo da versão. Em comparação, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – taxa de inflação oficial do país – foi de 9,26% entre janeiro e novembro deste ano. A seguir, elencamos os hatches populares cujas versões já atingiram R$ 100 mil e mostramos a diferença entre seu preço no início de 2021 e atualmente. Veja também Chevrolet Onix Chevrolet Onix RS sairá de fábrica com Wi-Fi nativo e conexão com o aplicativo myChevrolet Divulgação O hatch mais vendido do Brasil ficou quase seis meses com a produção suspensa pela falta de semicondutores. Mesmo assim, toda a linha encareceu até 17,8%. Atualmente, não há nenhuma versão que custe menos de R$ 70 mil, bem como não há nenhuma configuração equipada com câmbio automático e motor turbo que saia por menos de R$ 80 mil. Na ponta da tabela de preços, a versão Premier II já custa R$ 100.240. Para justificar os aumentos de preço, a Chevrolet incrementou a lista de equipamentos do hatch. Agora, mais versões passam a oferecer Wi-Fi nativo, espelhamento sem fio para Apple Car Play e Android Auto e conexão com o aplicativo myChevrolet. Preços Chevrolet Onix Hyundai HB20 Versão Platinum Plus substitui a configuração de topo Diamond Plus Divulgação O arquirrival do Onix passou por algumas mudanças em 2021, ao perder o motor 1.6 Kappa no final de agosto, renomear algumas variantes e criar uma nova versão de topo – a Platinum Plus – que é vendida a partir de R$ 100.290. Há cerca de um ano, a então configuração topo de linha, Diamond Plus, custava R$ 79.290. No outro extremo, a versão mais em conta, Sense, agora sai por R$ 67.390. No início do ano, ela era comercializada por R$ 52.290 – em quase 12 meses, o aumento foi de 29%. Cabe pontuar que, quem procura por uma versão com câmbio automático vai gastar, no mínimo, R$ 92.590. Preços HB20 Volkswagen Polo Volkswagen Polo recebeu ar-condicionado digital e sistema start/stop em novembro Divulgação Em janeiro deste ano, somente a versão esportiva do hatch, a GTS, passava da casa dos R$ 100 mil. Quase 12 meses depois, todas as configurações do Polo equipadas com o motor 1.0 turbo chegam aos três dígitos. Em contrapartida, a Volkswagen deixou algumas versões mais recheadas. A Comfortline recebeu o sistema start/stop e a Highline ganhou ar-condicionado digital. Mencionando a variante Comfortline, ela obteve um reajuste de quase 30% nesse período. Se o aumento de preço seguisse os 9,26% do IPCA do período, ela custaria R$ 87.181,27. Preços Polo Toyota Yaris Toyota Yaris passará por facelift no início de 2022 Divulgação Ao longo de 2021, o Toyotaya Yaris se tornou o carro de entrada da montadora – após o fim de produção do Etios – e diminui sua linha. Agora, com quatro versões, o hatch parte de quase R$ 90 mil e custa até R$ 109 mil. Curiosamente, a configuração de entrada – a única que usa o motor 1.3 aspirado – é a que teve o maior reajuste no ano, de 27,5%. Vale lembrar que, no início de 2022, o modelo passará por uma reestilização que deve deixá-lo ainda mais caro. Variação de preço - Yaris Peugeot 208 Novo Peugeot 208 Griffe 1.6 custa R$ 4 mil a menos do que o SUV 2008 Allure Pack Fábio Aro/Autoesporte Há cerca de seis meses noticiamos que faltavam apenas R$ 10 para o Peugeot 208chevr chegar aos R$ 100 mil. Pois, atualmente, duas versões já ultrapassam essa marca – Allure e Griffe. A variante Griffe, inclusive, custa apenas R$ 4 mil a menos do que o SUV 2008 Allure Pack. Contudo, a versão que mais encareceu nesse ano foi justamente a Like, opção de entrada. Equipada com câmbio manual, ela ficou 27% mais cara e agora é oferecida por R$ 85.990. Preços 208 Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital. Mais Lidas
source https://autoesporte.globo.com/seu-bolso/noticia/2021/12/onix-hb20-polo-e-outros-compactos-chegam-aos-r-100-mil-e-carros-populares-estao-em-extincao.ghtml
Comentários
Postar um comentário