Especial 7 lugares: Toyota SW4, líder da categoria, está com o motor diesel mais potente


Veterano no mercado, motor diesel recebeu atualização e agora tem mais de 200 cv Segundo carro do especial de sete lugares, o Toyota SW4 tem um diferencial em relação aos seus rivais quando o assunto é espaço. O SUV oferece opção de sete lugares nas duas motorizações: flex, por R$ 266.890, e diesel, por R$ 380.290. Não à toa, é o líder entre os SUVs dessa categoria, com 1.547 vendas até o final de agosto. Em outubro do ano passado, o modelo passou por leve reestilização, que foi discreta no visual, mas mexeu no trem de força. O Toyota SW4, líder da categoria, tem o teto do tipo flutuante Renato Durães O motor continua o mesmo 2.8 turbodiesel, porém agora entrega 204 cv, e não mais 177 cv. O torque também aumentou de 45,9 kgfm para 50,9 kgfm. Já o 2.7 flex permanece com os mesmos 163/159 cv, com etanol e gasolina, respectivamente, e torque de 24,9 kgfm, independentemente do combustível. O câmbio é sempre automático de seis velocidades. No que tange ao visual, só a dianteira do SW4 mudou na parte externa: agora traz novos para-choques, grade e faróis — que têm iluminação de LED, assim como os de neblina e as luzes de seta nas versões mais caras. A versão topo de linha, SRX, dispõe de sistema de ventilação nos bancos dianteiros que são de couro Renato Durães Por dentro, o SUV tem uma nova combinação de cores (preto e cinza) no estofamento e nas portas. Os mostradores do velocímetro e do conta-giros exibem novo design e a cor azul agora é predominante. A lista de equipamentos passa a contar com a central multimídia com tela de 8 polegadas sensível ao toque, compatível com Android Auto e Apple CarPlay via cabo. Quanto aos outros equipamentos, a gama completa traz sensores de estacionamento dianteiros, além dos traseiros que já existiam. O rebatimento do banco é feito de forma prática e o espaço para as pernas é bom, com suas restrições de espaço Renato Durães A versão topo de linha, SRX, dispõe ainda de sistema de ventilação nos bancos dianteiros, sistema de som JBL e pacote de segurança ativa, o Toyota Safety Sense, que traz recursos como controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, alertas de colisão e detecção de pedestres e assistente de faixa. Saiba mais As medidas são exatamente as mesmas do modelo anterior. A capacidade do porta-malas com os dois assentos adicionais em uso é de 180 litros; com os assentos rebaixados, sobe para 500 litros. O porta-malas com a configuração de 5 lugares tem 500 litros de capacidade, já com 7 lugares, o número vai para 180 litros Renato Durães A terceira fileira é composta de assentos individuais que ficam presos por um gancho nas respectivas laterais em posição vertical, cobrindo todo o vidro — o que é estranho. O gancho que destrava os bancos para descê-los e fazer a montagem não é muito prático, e o movimento para rebaixá-los é meio brusco. Falando da terceira fileira, o espaço é reduzido, como em qualquer modelo, porém é um dos melhores levando-se em consideração a restrição dessa área. Se a fileira adicional não estiver em uso, o melhor é deixar os bancos rebatidos e não dobrados, pois com o carro em movimento eles ficam batendo na janela e provocam irritantes ruídos no interior. Quando os bancos adicionais estão desmontados, ficam suspensos nas respectivas laterais, cobrindo o vidro. A montagem não é muito prática; então, o mais recomendável é deixá-los sempre rebaixados quando não estiverem em uso Renato Durães O SW4 tem porte muito grande — o motorista sente isso ao dirigir. O ganho de potência do motor diesel é visível e deu mais fôlego ao grandalhão. Prova disso é que na nossa pista de testes ele acelerou de zero a 100 km/h em 10,8 segundos, contra 12,6 s da versão antiga com 177 cv. O utilitário até pode ser usado na cidade, mas ele não é um SUV urbano. Sua carroceria é sobre chassi, tem opção de motor diesel, tração 4x4 e boa capacidade off-road. O SW4 não é o mais moderno da categoria, mas talvez seja o mais versátil e robusto — por isso dá para entender o motivo pelo qual ele é líder isolado do segmento. Toyota SW4 Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital. Mais Lidas

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