Após ser pioneira entre os híbridos, Toyota apresenta seu primeiro carro elétrico


SUV bZ4x pertence à submarca da fabricante japonesa dedicada apenas a veículos movidos a eletricidade Depois de conquistar uma vasta experiência em carros híbridos, sendo pioneira no segmento com o Prius (lançado em 1997), a Toyota passa a se aventurar no mundo dos carros elétricos. Com nome pra lá de esquisito, a fabricante japonesa acaba de apresentar seu primeiro SUV movido totalmente a eletricidade: o bZ4x (assim mesmo, misturando letras maiúsculas, minúsculas e um número). Isso porque o modelo pertence à submarca de elétricos da Toyota chamada bZ (beyond zero, algo como “além de zero”) — uma família à parte, como a EQ da Mercedes-Benz, por exemplo. O carro de produção segue os passos do conceito revelado no início deste ano em questão de design e é construído na nova plataforma e-TNGA da marca, dedicada a veículos elétricos. Toyota bZ4x pode rodar até 450 km com uma carga da bateria Divulgação Essa nova arquitetura traz uma bateria de 71,4 kWh no assoalho que oferece autonomia de 450 km ao bZ4x no ciclo WLTP. A empresa diz ainda que essa bateria é capaz de manter 90% de sua capacidade na primeira década de uso graças a um sistema de resfriamento das células, o que ajuda na durabilidade. Serão duas opções de motor. O primeiro, que será oferecido na versão de tração dianteira, terá 201 cv e 27 kgfm, o que faz com que o carro atinja os 100 km/h em 8,4 segundos. Como a plataforma foi desenvolvida em conjunto com a Subaru, conhecida por seus veículos 4x4, haverá uma opção com tração integral equipada com dois motores (um em cada eixo) que, somados, entregam 215 cv e 34,3 kgfm. O zero a 100 km/h é feito em 7,7 segundos. Saiba mais Outra novidade da plataforma é a bateria mais fina, que ajuda a manter um centro de gravidade mais baixo e a aumentar a rigidez da carroceria e o espaço interno. Para melhorar ainda mais a sensação de amplitude, o bZ4x vem com teto panorâmico. A cabine tem ainda painel de instrumentos digital com tela de TFT de sete polegadas e nova central multimídia que pode ser atualizada com a tecnologia Over-The-Air (OTA). O porta-malas leva 452 litros. Nova central multimídia pode ser atualizada remotamente Divulgação Por fora, o design é marcado por faróis afilados e um para-choque massivo que se prolonga onde seria a grade dianteira, já que o motor elétrico não precisa da mesma refrigeração que os a combustão. As rodas de 20 polegadas são pintadas de preto e as lanternas se unem por uma faixa de LED na tampa do bagageiro. As reservas do modelo para a Europa serão iniciadas em dezembro, mas o preço ainda não foi divulgado. As entregas ocorrem a partir de meados de 2022. Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital. Mais Lidas

source https://autoesporte.globo.com/lancamentos/noticia/2021/10/apos-ser-pioneira-entre-os-hibridos-toyota-apresenta-seu-primeiro-carro-eletrico.ghtml

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entregador que mostrava bunda para radar teve moto aprendida

Voltz Motors confirma 5 novos modelos de motos elétricas para o Brasil

BYD Tan: SUV elétrico de luxo com origem chinesa chega ao Brasil