Primeiro híbrido da Honda, Accord estreia tecnologia e:HEV

O primeiro automóvel híbrido da Honda está prestes a desembarcar no Brasil: é o Accord. O sedã de luxo é uma espécie de abre-alas, pois a fabricante japonesa planeja ter uma linha completa de veículos com esse tipo de propulsão no país até 2023.

VEJA TAMBÉM:

Externamente, o Honda Accord Híbrido traz novo para-choque e nova grade, com desenho mais horizontal. As rodas de 17 polegadas com acabamento escurecido são exclusivas da versão, enquanto, na traseira, há novo acabamento na parte inferior do para-choque, além dos logos de identificação.

O sistema híbrido do Accord tem dois motores elétricos, um gerador de energia e outro de tração, e é capaz de gerar 184 cv de potência e 32,1 kgfm de torque. Eles estão associados a um 2.0 a combustão, de ciclo Atkinson, de 145 cv e 17,8 kgfm. A Honda chama essa tecnologia de e:HEV. Ela alterna automaticamente entre três modos de condução: EV Drive (100% elétrico), Hybrid Drive e Engine Drive.

Tecnologia e:HEV do Honda Accord Híbrido

No primeiro modo de condução, EV Drive, apenas o motor elétrico impulsiona o sedã. Ele é acionado automaticamente em condições de baixa velocidade, como em manobras, ou em acelerações suaves.

No modo Hybrid Drive, o Honda Accord também é movimentado pelo motor elétrico de tração; a diferença é que a unidade a combustão entra em funcionamento, atuando em conjunto com o motor elétrico gerador para prover energia ao sistema.

O motor a combustão só traciona diretamente as rodas do Honda Accord Híbrido no modo Engine Drive. Esse programa é acionado em velocidades de cruzeiro mais altas, como em estradas. Nesse caso, a unidade 2.0 trabalha sempre em sua faixa ideal de carga e rotação, otimizando o consumo e reduzindo as emissões de poluentes.

O sistema tem ainda um seletor de desaceleração, que permite, por meio de comandos atrás do volante, controlar, em quatro estágios, o quanto o sedã perde velocidade quando o motorista tira o pé do acelerador.

Essa função de seleção atua especificamente quando o condutor deixa de acionar o pedal e pode ser utilizada como freio motor, ideal para situações em que há um carro à frente, em trechos sinuosos, em uma redução no sinal vermelho ou mesmo em descidas. E há ainda os modos Sport e Econ, que também alteram a aceleração e a desaceleração.

O resultado da tecnologia de propulsão é que o Honda Accord Híbrido consegue alcançar eficiência energética de 1,20 MJ/km. O consumo, segundo os padrões do Programa de Etiquetagem Veicular (PBE) do Inmetro, é de 17,6 km/l na cidade e 17,1 km/l na estrada.

Sistema Honda SENSING

No quesito segurança, o destaque do Accord Híbrido é o Honda SENSING, um pacote de tecnologias semiautônomas. O equipamento é composto por uma câmera posicionada no topo do para-brisas e por um radar localizado na grade frontal: esse mecanismo gerencia o controle de cruzeiro adaptativo com ajuste de velocidade, os sistemas de frenagem para mitigação de colisão e de assistência de permanência em faixa, além do sistema para mitigação de evasão de pista.

Assista ao vídeo e veja o sistema Honda SENSING em ação:

O sedã agora é capaz de ativar o freio automaticamente em manobras de baixa velocidade, caso haja risco de colisão. Além disso, há assistente de permanência em faixa e controle de cruzeiro adaptativo.

O Honda Accord Híbrido também ganhou um alerta de uso do banco traseiro, que emite um aviso caso as portas traseiras tenham sido abertas antes de se iniciar a viagem. O sedã conta ainda com oito airbags e com faróis full-LED.

Conectividade e conforto a bordo

Na conectividade, o sistema de infotenimento permite a integração com as tecnologias Apple CarPlay e Android Auto sem a necessidade de fios, por conexão Bluetooth. Além disso, o carregador por indução no console central está mais potente, com 15 Watts. No banco traseiro, os ocupantes passaram a contar com duas saídas USB adicionais.

Outras comodidades do Honda Accord Híbrido são a possibilidade de acionar o motor à distância, perfeito para climatizar a cabine antes mesmo da entrada do motorista, e o sistema redutor de ruído interno. Esse último é capaz de anular ruídos indesejáveis produzindo ondas em frequências perfeitamente opostas, utilizando os próprios alto-falantes do sistema de áudio.

O post Primeiro híbrido da Honda, Accord estreia tecnologia e:HEV apareceu primeiro em AutoPapo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entregador que mostrava bunda para radar teve moto aprendida

Voltz Motors confirma 5 novos modelos de motos elétricas para o Brasil

Michael Jordan compra Hennessey Venom F5 de 1.842 cv de potência