Entenda quais são as vantagens da gasolina aditivada


Combustível possui componentes diferenciados que oferecem benefícios ao motor Aditivos como detergentes removem a sujeira presa ao tanque Banco de Imagens A gasolina aditivada é a “queridinha” de quem procura o melhor para o seu automóvel. Composta pelos mesmos elementos da gasolina comum – 27% de etanol anidro e 73% de gasolina – a versão aditivada se diferencia por receber componentes diferenciados que oferecem benefícios aos motores dos veículos. Em relação ao etanol, a gasolina aditivada tem um desempenho maior em torno de 70%. Além disso, seus componentes extras são atrativos que potencializam o funcionamento do motor. A primeira vantagem é que esse combustível recebe aditivos como detergentes, que removem a sujeira presa nas paredes do tanque, e dispersantes, que são responsáveis por colocar os resíduos para fora do motor na hora da combustão. Além deles, ela pode trazer aditivos melhoradores de performance e anticorrosivos. “Tudo isso prolonga a vida útil do motor, evita danos a ele, dá mais qualidade de vida ao produto, melhora a lubrificação, economiza combustível e aumenta o desempenho do carro. Além disso, a combustão mais eficiente emite menos poluentes, logo, ela tem um impacto ambiental menor do que a gasolina comum”, explica Ronaldo Gonçalves, professor de engenharia mecânica do Centro Universitário FEI. De acordo com Ronaldo, é comum que donos de carros queiram abastecer seus tanques convencionais com a gasolina premium, que tem melhor performance, desempenho e eficiência de combustão. No entanto, Ronaldo desaconselha. Ele explica que a gasolina premium é vantajosa apenas para carros de alto desempenho. O ideal é sempre abastecer os carros do dia a dia com a gasolina comum aditivada. “A octanagem da gasolina aditivada tem um RON de 92, enquanto a premiu tem um de 97. Isso significa que a premium tem melhor performance, mas não dá para colocá-la nos motores que não são de alto desempenho. Até dá para usá-la, mas não se percebe nenhuma mudança. Quanto maior o RON, maior a possibilidade fazer a combustão sem forçar o motor. E quanto mais se comprime, mais faísca é produzida para gerar ignição e ter maior desempenho. Os motores convencionais não estão preparados para trabalhar com pressão tão alta”, detalha ele. Combustíveis FIT | UFC Publicidade Para mais informações, preencha o formulário abaixo:

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